Apagão de Lideranças: desvendando a crise de liderança nas empresas

Início » Estruturas Organizacionais » Apagão de Lideranças: desvendando a crise de liderança nas empresas

Recentemente a Keeps produziu um Webinar onde Roberta da Trindade, nossa palestrante convidada, abordou a temática “Desafiando o Apagão de Lideranças”, cujo vídeo você pode acompanhar abaixo:

Atualmente, em um constante onda de inovações tecnológicas e sociais, o papel do líder passou a ser ainda mais crítico. Temos observado com frequência uma grande queda na eficácia dos líderes. Mas como podemos explicar esse fenômeno, conhecido como “apagão de lideranças”? Como a falta de liderança das empresas impacta as organizações? Continue lendo que vamos te contar!

O que causa a falta de liderança e leva a um apagão de lideranças?

Existem alguns fatores que podem ser mais facilmente identificados quando falamos sobre ausência de liderança. Alguns dos principais são:

O que causa a falta de liderança e leva a um apagão de lideranças?

Falta de preparo

Acontece de, diversas vezes, os colaboradores da empresa serem promovidos a cargos de liderança por conta da sua performance técnica, sem que sejam avaliadas as habilidades interpessoais. (Veja aqui como utilizar a inteligência interpessoal no exercício das lideranças).

Quando a promoção não é norteada acerca da totalidade de skills do colaborador, passam a existir líderes despreparados para a gestão de pessoas.

Se não houver um treinamento de lideranças eficaz, dificilmente será possível haver a transição de um excelente profissional técnico para um líder eficiente.

Mudanças rápidas

O mercado, cada vez mais, pede líderes ágeis e flexíveis, capazes de se adaptarem às mudanças e inovações.

Se os líderes não se adaptam a essas mudanças, logo ficam desatualizados e despreparados para lidar com as novas demandas, o que é comum em um apagão de lideranças.

Essa falta de adaptabilidade às vezes traz um gap de liderança que vai impactar direta e instantaneamente na transformação e no desenvolvimento da empresa.

Cultura organizacional

A cultura da empresa tem papel fundamental durante o processo de formação de novos líderes. Se, por exemplo, o ambiente organização é muito competitivo e repressivo, certamente haverá inibição para o surgimento de líderes autênticos e levará a um apagão de lideranças.

Empresas que não se dedicam à liderança e não promovem um ambiente de aprendizado contínuo, incentivando a capacitação, certamente enfrentarão uma futura escassez de líderes.

Quais as principais falhas de liderança que levam a um apagão de lideranças?

Falamos acima sobre a falta de liderança e suas causas. Mas e quando um líder já está atuando sem o devido preparo, o que acontece? Quais as falhas de liderança mais comuns que levam a um apagão de lideranças?

  • Falta de comunicação: um líder que não é capaz de expor com clareza sua missão e visão, definitivamente enfrentará alguma resistência da equipe. Portanto, uma comunicação assertiva e clara é a chave para entender que todos estão caminhando para a mesma direção.

  • Ausência de escuta ativa: um líder precisa de atenção e humildade para escutar. A habilidade da escuta é essencial, pois um líder que não sabe ouvir sua equipe perde insights poderosos e desmotiva os colaboradores.

  • Falta de empatia: se o líder não é empático, automaticamente passa a ser enxergado como insensível, o que afeta de forma negativa a equipe.
Quais as principais falhas de liderança que levam a um apagão de lideranças?

Qual o pior estilo de liderança?

Para conhecer os tipos de liderança mais comuns nas empresas, você pode ler aqui o nosso artigo completo sobre o tema.

Em relação ao tipo de liderança que mais afeta negativamente a empresa e os colaboradores, um estilo específico se destaca entre todo: o estilo autoritário.

O estilo autoritário é um dos estilos que mais prejudicam a empresa, considerado ainda um dos menos eficazes e principais responsáveis pelo apagão de lideranças.

Um líder autoritário não considera os apontamentos dos seus subordinados, realiza uma tomada de decisões 100% unilaterais e acaba afetando diretamente todo o ambiente de trabalho, que passa a ser tóxico e sem entusiasmo.

O que é falta de liderança?

Será que o fato de não existir um líder já denuncia uma falta de liderança? O entendimento é de que, isso não basta. Ainda que exista um líder, se não houver direcionamento, propósito e visão claros, é denotada a ausência de liderança e um consequente apagão de lideranças.

Quando uma equipe não possui uma orientação eficiente, estará perdida e desmotivada, ou seja, não entregará resultados positivos e haverá um déficit de produtividade.

Dados globais e recentes sobre o apagão de lideranças

Em 2022, foi realizada pela Deloitt uma pesquisa onde 63% das empresas disseram que a liderança é a habilidade mais necessitada em suas organizações.

Outra pesquisa, agora da Gallup, afirma que 70% do desempenho dos colaboradores está relacionado à qualidade do líder/gestor.

Segundo a Harvard Business Review, a porcentagem de líderes despreparados para lidar com as demandas de uma liderança é de 67%.

E por fim, estudo realizado pela McKinsey & Company, em 2021, demonstra que empresas com lideranças fortes apresentam de 2 a 3 vezes mais chances de despontarem como organizações de alto desempenho.

Conclusão

Analisar e fazer “acender as luzes” em meio ao apagão de lideranças é uma urgência no mundo corporativo atual. Se uma empresa pretende se desenvolver e acompanhar a economia, deve dar prioridade à formação, aprimoramento e desenvolvimento de lideranças em todos os níveis.

Ao investir em capacitação, mentorias e feedbacks contínuos, os futuros líderes estarão aptos a lidar com os desafios que vieram sejam eles atuais ou futuros. Fato é que uma empresa é sempre tão potente quanto a qualidade de suas lideranças.

“A ambidestria é uma habilidade essencial para os líderes de hoje. Ao desenvolver líderes ambidestros, as empresas podem criar uma força de trabalho mais resiliente e preparada para o futuro.”

(Roberta da Trindade, escritora, educadora, consultora e produtora de conteúdo)

A ambidestria é uma habilidade essencial para os líderes de hoje. Ao desenvolver líderes ambidestros, as empresas podem criar uma força de trabalho mais resiliente e preparada para o futuro.

Como a Keeps pode ajudar sua empresa a driblar o Apagão de Lideranças?

Keeps é uma Edtech cujo foco é desenvolver e impulsionar conhecimento. Nosso Blog é diariamente atualizado com temáticas voltadas para T&D e RH!

Com base nesse conteúdo, criamos o Go Learning, uma Universidade Corporativa gratuita com diversos cursos que podem te ajudar no Treinamento de Lideranças, como por exemplo: Inteligência Emocional, Comunicação Assertiva, Técnicas de Comunicação, Design Thinking, Gestão do Tempo e muito mais!

Ficou interessado? Inscreva-se e conheça nossos produtos!

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados