Para que você seja capaz de colocar a liderança situacional em prática na sua empresa, deve haver um grande entendimento e capacidade de interpretar os tipos de liderança e o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe, e também de se situar em relação ao cenário e àquilo que precisará ser realizado.
Então como pode funcionar a liderança situacional em prática na sua empresa?
Você deve seguir algumas etapas para que esse processo de colocar a liderança situacional em prática seja facilitado. Olha só:
Avaliação de Maturidade do Colaborador
Primeiro você deve saber onde seu colaborador está, entre os níveis de maturidade. Podemos então dividir a escala da seguinte forma:
- M1: competência e comprometimento baixos.
Nesse caso, geralmente estamos falando de colaboradores que acabaram de assumir algum cargo ou que esteja passando por algum momento turbulento.
- M2: competência baixa e comprometimento alto.
Isso acontece quando o colaborador tem disposição, mas ainda não desenvolveu a skill ou experiência demandada.
- M3: competência alta e comprometimento baixo ou variável.
Aqui estamos falando dos colaboradores que são bastante experientes, mas não estão engajados.
- M4: competência e comprometimento altos.
E por fim, quanto a competência e o comprometimento são altos, o colaborador tem noção daquilo que exerce e está engajado com o processo.
Adapte seu estilo de liderança para colocar a liderança situacional em prática
Como deve ser o estilo de liderança de acordo com a maturidade de cada colaborador?
- Diretivo (M1): as instruções precisam ser claras, as tarefas bem definidas e a supervisão deve ser constante.
- Treinamento (M2): informe as decisões realizadas, peça sugestões e direcione durante o processo.
- Apoio (M3): explique que ele é responsável pela tomada de decisão e pelas tarefas direcionadas, esteja sempre apto a ouvir e acolher as iniciativas.
- Delegação (M4): aqui você pode passar totalmente a responsabilidade pelas decisões e pela execução.
Comunicação e feedback constantes
Esteja o tempo inteiro se comunicando com toda a sua equipe. É dessa maneira que você saberá apontar as evoluções nos níveis de maturidade de cada um dos membros e fazer adaptações necessárias ao estilo de liderança.
Treinamentos e workshops
Estruture treinamentos para líderes e gestores. Assim, será mais fácil que entendam e saibam implementar com eficácia a liderança situacional.
Monitore e ajuste
Quando falamos da liderança situacional, não estamos falando de algo estático, que basta realizar e deixar acontecendo. É preciso que sua eficiência seja sempre monitorada e que sejam feitos ajustes caso seja preciso.
Fomente uma cultura de aprendizado para colocar a liderança situacional em prática
Estimule o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores de forma contínua. Procure sempre reconhecer as evoluções e recompensar todo aprimoramento e desenvolvimento.
Estabeleça confiança
Afinal, sem confiança as relações não são bem alicerçadas. Portanto, seja coerente, sincero, claro e consciente em suas decisões e ações.
Utilize ferramentas de avaliação
Aposte em ferramentas e técnicas avaliativas, como avaliações de desempenho, que podem ajudar a identificar o nível de maturidade dos colaboradores da equipe e analisar a eficiência do estilo de liderança de cada um.
Revisite e refine durante o processo de colocar a liderança situacional em prática
Como dissemos acima, a liderança situacional não é estática. Ou seja: esteja sempre analisando, melhorando, refinando com certa regularidade o seu estilo de liderança, sempre com base no cenário e nas alterações existente na equipe etc.
Conclusão
Saiba que a liderança situacional é uma dentre as várias ferramentas que você pode utilizar dentro do seu papel enquanto líder. A depender do cenário, talvez seja melhor utilizar outros estilos de liderança, como a liderança humanizada etc. O que você precisa aqui é ser adaptável e corresponder às demandas da equipe.
Veja abaixo artigos que podem guiar a construção do seu processo de implementação da liderança situacional:
- Liderança situacional: o que é, 4 estilos e os níveis de maturidade do time
- Estilos de aprendizagem: conheça os diferentes modelos e teorias
- Plano de Desenvolvimento Individual: como estruturar o PDI na sua empresa
- Desenvolvimento de liderança: o que é e como fazer
Desenvolva suas lideranças com a Keeps!
Na Keeps nós disponibilizamos para você, gratuitamente, o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, pensada de T&D para T&D.
Inscreva-se no Go Learning hoje mesmo e faça parte do nosso principal canal de transmissão do conhecimento. Com grandes referências das áreas de T&D e RH e temas focados no desenvolvimento das suas lideranças. Lá você vai encontrar cursos certificados, pílulas de aprendizagem, conteúdos ricos, Webinar com profissionais renomados e muito mais.
Vem pra Keeps!