Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Para que você seja capaz de colocar a liderança situacional em prática na sua empresa, deve haver um grande entendimento e capacidade de interpretar os tipos de liderança e o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe, e também de se situar em relação ao cenário e àquilo que precisará ser realizado.
Você deve seguir algumas etapas para que esse processo de colocar a liderança situacional em prática seja facilitado. Olha só:
Primeiro você deve saber onde seu colaborador está, entre os níveis de maturidade. Podemos então dividir a escala da seguinte forma:
Nesse caso, geralmente estamos falando de colaboradores que acabaram de assumir algum cargo ou que esteja passando por algum momento turbulento.
Isso acontece quando o colaborador tem disposição, mas ainda não desenvolveu a skill ou experiência demandada.
Aqui estamos falando dos colaboradores que são bastante experientes, mas não estão engajados.
E por fim, quanto a competência e o comprometimento são altos, o colaborador tem noção daquilo que exerce e está engajado com o processo.
Como deve ser o estilo de liderança de acordo com a maturidade de cada colaborador?
Esteja o tempo inteiro se comunicando com toda a sua equipe. É dessa maneira que você saberá apontar as evoluções nos níveis de maturidade de cada um dos membros e fazer adaptações necessárias ao estilo de liderança.
Estruture treinamentos para líderes e gestores. Assim, será mais fácil que entendam e saibam implementar com eficácia a liderança situacional.
Quando falamos da liderança situacional, não estamos falando de algo estático, que basta realizar e deixar acontecendo. É preciso que sua eficiência seja sempre monitorada e que sejam feitos ajustes caso seja preciso.
Estimule o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores de forma contínua. Procure sempre reconhecer as evoluções e recompensar todo aprimoramento e desenvolvimento.
Afinal, sem confiança as relações não são bem alicerçadas. Portanto, seja coerente, sincero, claro e consciente em suas decisões e ações.
Aposte em ferramentas e técnicas avaliativas, como avaliações de desempenho, que podem ajudar a identificar o nível de maturidade dos colaboradores da equipe e analisar a eficiência do estilo de liderança de cada um.
Como dissemos acima, a liderança situacional não é estática. Ou seja: esteja sempre analisando, melhorando, refinando com certa regularidade o seu estilo de liderança, sempre com base no cenário e nas alterações existente na equipe etc.
Saiba que a liderança situacional é uma dentre as várias ferramentas que você pode utilizar dentro do seu papel enquanto líder. A depender do cenário, talvez seja melhor utilizar outros estilos de liderança, como a liderança humanizada etc. O que você precisa aqui é ser adaptável e corresponder às demandas da equipe.
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Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Soft skills são as habilidades subjetivas de um colaborador. Já as hard skills, são características positivas e objetivas, qualificações de cada um.
As power skills são habilidades avançadas e abrangem tanto as habilidades pessoais quanto as interpessoais.
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