Como colocar a liderança situacional em prática?

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Para que você seja capaz de colocar a liderança situacional em prática na sua empresa, deve haver um grande entendimento e capacidade de interpretar os tipos de liderança e o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe, e também de se situar em relação ao cenário e àquilo que precisará ser realizado.

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Então como pode funcionar a liderança situacional em prática na sua empresa?

Você deve seguir algumas etapas para que esse processo de colocar a liderança situacional em prática seja facilitado. Olha só:

Avaliação de Maturidade do Colaborador

Primeiro você deve saber onde seu colaborador está, entre os níveis de maturidade. Podemos então dividir a escala da seguinte forma:

  • M1: competência e comprometimento baixos.

Nesse caso, geralmente estamos falando de colaboradores que acabaram de assumir algum cargo ou que esteja passando por algum momento turbulento.

  • M2: competência baixa e comprometimento alto.

Isso acontece quando o colaborador tem disposição, mas ainda não desenvolveu a skill ou experiência demandada.

  • M3: competência alta e comprometimento baixo ou variável.

Aqui estamos falando dos colaboradores que são bastante experientes, mas não estão engajados.

  • M4: competência e comprometimento altos.  

E por fim, quanto a competência e o comprometimento são altos, o colaborador tem noção daquilo que exerce e está engajado com o processo.

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Adapte seu estilo de liderança para colocar a liderança situacional em prática

Como deve ser o estilo de liderança de acordo com a maturidade de cada colaborador?

  • Diretivo (M1): as instruções precisam ser claras, as tarefas bem definidas e a supervisão deve ser constante.

  • Treinamento (M2): informe as decisões realizadas, peça sugestões e direcione durante o processo.

  • Apoio (M3): explique que ele é responsável pela tomada de decisão e pelas tarefas direcionadas, esteja sempre apto a ouvir e acolher as iniciativas.

  • Delegação (M4): aqui você pode passar totalmente a responsabilidade pelas decisões e pela execução.

Comunicação e feedback constantes

Esteja o tempo inteiro se comunicando com toda a sua equipe. É dessa maneira que você saberá apontar as evoluções nos níveis de maturidade de cada um dos membros e fazer adaptações necessárias ao estilo de liderança.

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Treinamentos e workshops

Estruture treinamentos para líderes e gestores. Assim, será mais fácil que entendam e saibam implementar com eficácia a liderança situacional.

Monitore e ajuste

Quando falamos da liderança situacional, não estamos falando de algo estático, que basta realizar e deixar acontecendo. É preciso que sua eficiência seja sempre monitorada e que sejam feitos ajustes caso seja preciso.

Fomente uma cultura de aprendizado para colocar a liderança situacional em prática

Estimule o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores de forma contínua. Procure sempre reconhecer as evoluções e recompensar todo aprimoramento e desenvolvimento.

Estabeleça confiança

Afinal, sem confiança as relações não são bem alicerçadas. Portanto, seja coerente, sincero, claro e consciente em suas decisões e ações.

Utilize ferramentas de avaliação

Aposte em ferramentas e técnicas avaliativas, como avaliações de desempenho, que podem ajudar a identificar o nível de maturidade dos colaboradores da equipe e analisar a eficiência do estilo de liderança de cada um.

Revisite e refine durante o processo de colocar a liderança situacional em prática

Como dissemos acima, a liderança situacional não é estática. Ou seja: esteja sempre analisando, melhorando, refinando com certa regularidade o seu estilo de liderança, sempre com base no cenário e nas alterações existente na equipe etc.

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Conclusão

Saiba que a liderança situacional é uma dentre as várias ferramentas que você pode utilizar dentro do seu papel enquanto líder. A depender do cenário, talvez seja melhor utilizar outros estilos de liderança, como a liderança humanizada etc. O que você precisa aqui é ser adaptável e corresponder às demandas da equipe.

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Veja abaixo artigos que podem guiar a construção do seu processo de implementação da liderança situacional:

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Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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