Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Cada vez mais a comunicação assertiva se torna uma competência essencial para todo e qualquer colaborador, afinal, em um mundo cada vez mais especializado, saber transmitir ideias e informações de forma objetiva é fundamental.
Neste artigo, entenderemos mais acerca do que é a comunicação assertiva e qual a sua importância. Também separamos algumas dicas valiosas para que você possa desenvolver a comunicação assertiva dentro da sua empresa. Siga a leitura!
A comunicação assertiva é uma soft skill através da qual o colaborador se comunica de forma compreensiva e direta, seja expressando opiniões, sentimentos ou pensamentos.
A assertividade é sinônimo de clareza, podendo ser desenvolvida e aprimorada através de treinamentos e capacitações.
Você já ouviu falar de comunicação passiva e de comunicação agressiva? Pois bem, a comunicação assertiva se encontra no meio desses dois extremos, e é caracterizada pela objetividade e pela empatia.
A assertividade é essencial no mundo empresarial, é fato. Assim como a escuta ativa e a inteligência emocional. Todas as operações e todos os processos das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, se dão através da comunicação, seja ela interna, empresarial, digital ou organizacional: quanto mais clara, mais eficaz ela será.
Em vista disso, contar com colaboradores assertivos no seu time de profissionais é um grande diferencial competitivo. Não deixe de treinar e capacitar seus colaboradores com esse soft skill, seja através dos treinamentos tradicionais ou de plataformas LXP altamente capazes.
Um reflexo direto da importância dessa competência está nos processos de recrutamento e seleção. É bastante comum vermos empresas buscando colaboradores e lideranças que possuam uma comunicação assertiva afiada, pois em um futuro próximo, esses mesmos colaboradores e líderes estarão construindo feedbacks e delegando tarefas aos seus colegas.
Um estudo empreendido pelo LinkedIn em 2019, chamado Tendências Globais de Talento, demonstrou que 92% dos 5 mil profissionais entrevistados consideravam as competências interpessoais, como é o caso da comunicação assertiva, mais importantes que as competências técnicas no sucesso da empresa.
Esses profissionais entrevistados certamente estão de acordo com a importância da comunicação assertiva, afinal de contas, a comunicação pode ser uma pedra no sapato de muitos gestores e equipes de RH.
Problemas de relacionamento, conflitos, feedbacks mal formulados, metas e estratégias descoladas da realidade da empresa são alguns dos vários problemas relacionados com a falta de comunicação, invista e desenvolva a comunicação assertiva e não caia nessa.
Desenvolver a comunicação assertiva não é tarefa fácil, por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse desafio. Confira!
Citamos ao longo deste artigo a importância da comunicação assertiva para a empresa, e contar com colaboradores e lideranças assertivas traz muitos benefícios e ganhos, não é mesmo? Não fique para trás, invista em treinamentos e capacitações para esse importante soft skill.
A segunda dica diz respeito a algo mais prático, os gestos. Não há dúvidas que os gestos são fundamentais nas conversas, nas reuniões e nas relações entre colegas.
Dê atenção às posturas, às expressões faciais e às mãos de cada colaborador, pois é através da abertura e da clareza desses hábitos que a comunicação assertiva é construída.
Assertividade não é sinônimo de grosseria e arrogância, e está muito longe de ser. A comunicação assertiva se dá pela clareza, e não pela ofensa. Procure também praticar a comunicação não violenta.
Entenda como seus colegas ou seus colaboradores se comunicam entre si, com seus líderes ou com seus gestores. Entendendo o próximo, haverá uma comunicação mais aberta, respeitosa e interessante para ambos os lados.
A quinta dica é bastante direta, não deixe seus colaboradores acomodados. Afinal de contas, para ter uma comunicação assertiva, é necessário ter conhecimento e propriedade em determinados assuntos. Em outras palavras, o colaborador deverá dominar aquilo que será comunicado.
Essa dica é essencial, pois é a base da comunicação assertiva. Tanto os colaboradores, quanto os líderes e gestores devem se comunicar objetivamente, não deixando espaço para dúvidas ou interpretações ambíguas.
Há momentos para tudo, assim como para a comunicação assertiva. Aguarde pela melhor oportunidade para expor suas demandas, opiniões e sentimentos.
Como citamos anteriormente, um dos grandes benefícios advindos desse tipo de comunicação é o aprimoramento dos feedbacks. Através de uma comunicação clara, direta e empática, o feedback atingirá seu ápice de aproveitamento. Todos saem ganhando.
Feedbacks assertivos devem ser feitos sem o uso de comparações, em um intervalo de tempo próximo à ação (ou inação) que levou a essa avaliação de desempenho. Também recomendamos que ele seja breve e constante, focando nos pontos de melhoria e mostrando os possíveis caminhos de melhoria.
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A Comunicação Assertiva é utilizada para que os colaboradores, líderes e gestores aprendam a manifestar seus pensamentos e emoções de forma clara e objetiva, sempre validando os sentimentos do ouvinte. É uma habilidade cada vez mais procurada pelas empresas, especialmente em meio à construção de feedbacks, delegação de atividades e demais demandas de gestão.
1. Preste atenção nos gestos: preste atenção nas mensagens que a sua postura e suas expressões faciais estão passando às outras pessoas.
2. Assertividade, não grosseria: caso você perceba resistência ou desconforto da outra parte, repense a sua postura e seu tom de voz.
3. Seja observador: olhar para o próximo com interesse e respeito é essencial para se tornar um comunicador mais assertivo.
4. Tenha domínio do assunto: e se o ouvinte souber mais sobre o tema, pode inclusive pedir sugestões, criando um momento de aprendizado mútuo.
5. Seja claro: diga o que precisa ser feito sem que haja atritos e complicações desnecessárias.
6. Timing é tudo!: faça uso da sensibilidade e do conhecimento para saber quando é que será a melhor hora para investir na Comunicação Assertiva.
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Soft skills são as habilidades subjetivas de um colaborador. Já as hard skills, são características positivas e objetivas, qualificações de cada um.
Como entender e interpretar o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe e implementar a liderança situacional?
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