A digitalização contemporânea afeta diversas áreas sociais, impactando diretamente nossa rotina, modificando os métodos através dos quais nos relacionamos, comportamos, aprendemos, nos entretemos e nos educamos. Em meio a essas inovações, foi desenvolvida a Cultura Digital, através da qual diversões padrões foram rompidos.
Todas essas transformações continuam acontecendo, motivo pelo qual não é possível mensurar até que ponto a Cultura Digital afetou o cotidiano das pessoas e instituições, mas são inúmeros os benefícios comprovados até aqui. Nas Universidades Corporativas, aliás, a digitalização acontece de forma natural e interativa através dos processos de ensino-aprendizagem. Mas o que é de fato a Cultura Digital e como ser capaz de desenvolvê-la na sua organização?
O que é Cultura Digital?
Cultura Digital é um sistema de integração de instrumentos digitais em todos os setores da empresa, com o objetivo de introduzir celeridade e estimular as práticas laborais, direcionadas sobretudo aos consumidores, gestores, colaboradores e fornecedores.
Esse é um processo de modificações basilares da sociedade que ocorre através das transformações tecnológicas.
Então para que serve a Cultura Digital?
A cultura digital, especificamente no contexto do RH e T&D, oferta uma série de benefícios, veja só:
- Acessar diversas bases de conhecimento e dados que auxiliem em decisões táticas;
- Menos burocracias para que o conhecimento seja distribuído e dividido entre os colaboradores;
- A facilidade de manuseio de ferramentas digitais na realização de treinamentos, que por ser vez podem ser consumidos a qualquer momento e em qualquer lugar;
- Resultados mais produtivos e procedimentos mais eficientes, devido à automatização de atividades de rotina;
- Problemas resolvidos com mais facilidade e decisões mais céleres e eficazes por conta das ferramentas digitais.
Então, se você deseja que a cultura digital seja um ponto forte na sua empresa, não tenha medo de apostar em programas de capacitação focados no letramento digital, que garantam aos colaboradores o fácil manuseio das ferramentas digitais.
Características da cultura digital
A respeito das características da cultura digital, podemos citar algumas que são consideradas as principais:
- Inovação: quando a cultura digital é implementada, são constantes as inovações tecnológicas às quais a empresa é submetida, sempre visando a evolução dos procedimentos organizacionais.
- Colaboração: através da cultura digital, aumenta a colaboração entre os colaboradores, o compartilhamento de conhecimento e demais métodos de comunicação que passam a não depender do ambiente geográfico para que aconteça de forma mais efetiva.
- Flexibilidade: os processos passam a ser mais flexíveis e, em decorrência disso, mais céleres e competentes.
- Aprendizado contínuo: o lifelong learning é facilitado com a cultura digital, engajando os colaboradores para o aprendizado de novas skills e atualizados diante das possíveis inovações.
- Transparência: toda a comunicação, conhecimento e estruturação da cultura empresarial passa a ser mais transparente entre todos os colaboradores da empresa, de modo que a ética tenha cada vez mais destaque.
- Orientação para dados: coletar e analisar dados é algo que a cultura digital possibilita. Assim, as decisões são melhor direcionadas e os processos mais evoluídos.
- Empoderamento dos colaboradores: permite que os colaboradores sejam cada vez mais independentes, pois passam a atuar com as ferramentas que proporcionam uma produção mais ativa na empresa.
Como surgiu a Cultura Digital?
Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
Juntos, esses dois eventos tecnológicos deram o start nas produções digitais, apesar do fato de que, naquela época, o acesso a esse tipo de tecnologia era exclusivo para as práticas oficiais.
Já entre as décadas de 80 e 90, a Cultural Digital tornou-se mais acessível, com os computadores sendo utilizados para uso domiciliar, para além das empresas. Além disso, a Internet também se popularizou.
No Brasil, por exemplo, no início dos anos 2000, computadores com acesso à Internet estavam na rotina de inúmeras pessoas e organizações. Nos dias atuais, vários novos dispositivos digitais surgiram e transformaram o cotidiano, como smartphones, smart tvs, bancos digitais, mídias sociais, telas touch screen, tablets etc. Mas como isso impacta no dia a dia das empresas?
Quais os impactos da Cultura Digital?
Embora a Cultura Digital tenha passado a ser acessível para muitas pessoas, nem todos estão acostumados a utilizá-las em ambientes trabalhistas, fora das trivialidades domésticas.
Isso acaba resultando no fato de que diversos colaboradores vejam as inovações tecnológicas com ferramentas recreativas.
Somado a isso, ainda que a digitalização das ferramentas de trabalho venha acontecendo, seja através de plataformas e softwares desenvolvidos para beneficiar as atividades da empresa, nem todos os colaboradores têm habilidade para utilizá-las de modo prático.
Essa é uma das razões pelas quais diversas empresas acabam resistindo à implementação da Cultura Digital, o que acaba por atrasar seu desenvolvimento e faz com que estacionem diante da concorrência.
Isso não precisa acontecer dessa maneira, pois basta que haja uma estrutura montada com atenção para que a organização se adapte às alterações.
No processo de seleção e recrutamento, é necessário que colaboradores que apresentem habilidades e qualidades condizentes com os métodos da Cultura Digital sejam eleitos.
É necessário também que os programas de treinamento e desenvolvimento sejam direcionados para esse tipo de foco, estimulando as tecnologias educacionais, como e-learning, mobile learning etc.
Todavia, todo esse manejo de integrativo não acontece com facilidade em todos os casos. São vários as adversidades e obstáculos que podem aparecer até que o processo seja bem-sucedido.
Então como implementá-lo com cautela?
Explicamos a seguir.
Como desenvolver a Cultura Digital nas empresas?
Para conseguir executar as mudanças digitais na sua empresa, devem ser analisados alguns pontos:
Mapeamento
Fazer um levantamento das estruturas dos sistemas existentes na empresa, ainda que complexo, é fundamental.
Nesse momento você se envolverá com todas as fases nas quais a tecnologia poderá ser encaixada em benefício de um trabalho mais ágil e eficaz.
Através dessa análise, será fácil identificar os gaps, quais pontos precisam ser adaptados e quais os meios através dos quais a digitalização pode acelerar esses procedimentos.
Presença on-line
Caso a sua marca já possua divulgação como em sites organizacionais e mídias sociais, o que precisa ser feito é analisar de que forma a utilização desses instrumentos está acontecendo.
Para tanto, é necessário observar o seguinte:
- Dentre os recursos, quais entregam mais fluxo para a empresa?
- Como a equipe de marketing gerencia as mídias?
- Os colaboradores responsáveis por essa presença on-line são capazes de lidar com os consumidores e valores empresariais?
- De que forma o consumidor se comunica com a empresa?
Tudo isso deve ser avaliado individualmente e trazer respostas positivas.
Colaboradores
Na intenção de que a implementação da Cultura Digital funcione, devem ser conectadas as atitudes das equipes e suas atribuições.
Com a elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento exclusivos, os colaboradores descobrem como entregar foco e competência diante das inovações.
Mas o que deve estar inserido nesse procedimento?
- Atendimento adequado e institucionalizado.
- Estabelecer o método mais eficaz de operar os sistemas digitais.
- Motivar as equipes de modo criativo, valorizando as opiniões e propostas de crescimento.
Integração
Conectar os sistemas e tecnologias é um grande avanço para os benefícios operacionais.
Isso deve ocorrer com objetividade, clareza e eficácia, de modo que todos os setores da empresa consigam exercer suas demandas colaborativamente, sem que haja desencontros quanto o que está sendo realizado.
Dessa forma, inserir sistemas que dispensam a utilização de papéis, por exemplo, traz celeridade às tarefas e pode atuar conjuntamente às demais ferramentas já utilizadas pela empresa.
Experiência do Cliente
Para que sua empresa seja capaz de ter negociações positivas e entregar uma meta positiva de vendas, dar atenção à experiência do usuário é fundamental.
Pensar no cliente faz com que os produtos e serviços desenvolvidos encontrem o usuário certo e a empresa acaba melhorando sua posição entre a concorrência do mercado.
Como então melhorar a estrutura de aquisições do cliente em relação às ofertas da sua empresa? Um ponto facilitador seria a possibilidade de digitalizar incumbências burocráticas, inserindo funcionalidades facilitadoras.
A assinatura eletrônica, por exemplo, é um método facilitador que acontece do lado interno para o lado externo. Através dela, os contratos podem ser efetuados remotamente, o que, em contextos atuais, é algo bastante prestigiado.
Esses apontamentos acima explanam acerca da importância da Cultura Digital no mercado de trabalho. É uma boa oportunidade para reavaliar sua empresa e abrir as portas para que as inovações insiram cada vez mais desenvolvimento na sua rotina laboral.
Qual a importância da cultura digital no mercado de trabalho?
Para responder a esta pergunta, trouxemos alguns dos principais benefícios da cultura digital no mercado de trabalho. Confira as grandes vantagens e benefícios dessa cultura e entenda qual é a sua importância, confira!
Processos, atividades e funções mais eficientes
Através da cultura digital, sua empresa poderá melhorar a rotina de todos os colaboradores e setores, desde as partes mais administrativas, como é o caso da contabilidade, ao setor de T&D, através do uso de plataformas de capacitação e treinamento de hard e soft skills.
Uma rotina mais prática, rápida e fluida
Um dos grandes benefícios da implementação e desenvolvimento de uma cultura digital reside na praticidade que esta cultura traz para as interações cotidianas da empresa.
Por exemplo, podemos citar as reuniões, os treinamentos e as capacitações, o contato corporativo entre setores, a supervisão das atividades e das funções desempenhadas pelos colaboradores. Através da cultura digital, tais exemplos podem ser realizados online, sem restrições físicas.
O que é cultura digital na educação corporativa?
É muito comum, nas empresas, ouvirmos reclamações acerca dos treinamentos e capacitações, geralmente são por questões de deslocamento e tempo.
Essas reclamações e discussões dão a entender que o formato de capacitação presencial estaria ultrapassado, não correspondendo mais com as demandas e necessidades dos colaboradores e das empresas.
Pensando nisso, é interessante trabalhar a cultura digital nas capacitações e treinamentos das empresas. Através disso, cada vez mais serão incorporadas práticas que estimulam e otimizam o aprendizado e engajam os colaboradores, usando como suporte as ferramentas digitais.
Cultura digital e educação: desafios e possibilidades
É consenso no mundo corporativo que a cultura digital promove a inovação e a criatividade nos processos de capacitação. A transformação é nítida, seja nas rotinas dos cursos ou na postura dos colaboradores e instrutores.
Isto posto, listamos algumas das possibilidades que a implementação da cultura digital traz para os setores de T&D, siga a leitura!
Capacitação descentralizada
Com a cultura digital, os colaboradores passam a entender que a capacitação e os treinamentos não se restringem mais às instalações da empresa.
Através do uso de plataformas digitais de capacitação e treinamento, os colaboradores poderão acessar os conteúdos de seus cursos dos mais diversos lugares e horários.
Capacitação em rede
Nos treinamentos mais tradicionais, as capacitações eram restritas a pequenos grupos, dependendo do espaço físico. Com o advento da cultura digital, as capacitações podem envolver colaboradores de diversos cursos, enriquecendo todo o processo.
Capacitação e treinamentos personalizados
Com a cultura digital, as trilhas de aprendizado e os cursos são personalizados às necessidades reais de capacitação dos colaboradores.
Ainda, existem plataformas digitais sólidas e desenvolvidas, que contam com a inteligência artificial para oferecer aos colaboradores diferentes trilhas de aprendizado. Além dos relatórios de análise gerados automaticamente, como veremos a seguir.
Utilização dos dados
Nos treinamentos mais tradicionais, as ferramentas de avaliação são menos flexíveis e mais trabalhosas, pois se resumem a provas, trabalhos e observações.
Através da cultura digital, os dados de desempenho dos colaboradores são armazenados, possibilitando uma avaliação e um acompanhamento contínuo.
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Sobre Cultura Digital, frequentemente perguntam:
A Cultura Digital começou a acontecer com a criação do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, houve o advento da Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria. Essas duas criações derem início às produções digitais, embora, na época, o acesso a esse tipo de tecnologia fosse exclusivo para as práticas oficiais.
Posteriormente, durante os anos 80 e 90, a Cultural Digital tornou-se mais acessível, aumentou a venda de computadores para utilização em casa e a Internet seguia cada vez mais evoluída. No Brasil, no começo dos anos 2000, computador e Internet já eram parte do cotidiano de inúmeras pessoas e organizações. Atualmente, essa evolução digital segue ininterrupta, com inovações frequentes, transformando a Cultura Digital ao redor do mundo.
É necessário que sejam observados os seguintes pontos:
– Mapeamento: ter consciência de todos os sistemas e etapas nas quais a tecnologia pode ser inserida de modo cada vez mais vantajoso.
– Presença on-line: desenvolver sites e perfis em mídias sociais para divulgação e engajamento da sua marca no mundo digital.
– Colaboradores: elaborar treinamentos que possibilitem aos colaboradores evoluir suas competências e atribuições diante das implementações tecnológicas.
– Integração: unir os softwares, plataformas e demais sistemas operacionais para entregar celeridade e eficácia na entrega das demandas.
– Experiência do Cliente: facilitar as estruturas de aquisições dos clientes e entregar produtos e serviços cada vez mais desenvolvidos e utilitários.