Gamificação na Educação: como implantar soluções gamificadas

Sem tempo para ler?

O uso das plataformas de Gamificação para otimizar treinamentos corporativos são cada vez mais tendência entre grandes empresas. Isto porque o desenvolvimento dessas ferramentas é voltado para processos de capacitação engajadores, os quais forneçam uma ampla base de dados para análise e planejamento gerencial.

Neste post, vamos explicar os conceitos, a aplicação e implementação da Gamificação para empresas de todos os portes. O intuito é demonstrar os benefícios do treinamento gamificado aos gestores e reafirmar que é possível tornar os seus processos de T&D e RH mais atrativos. Mais especificamente, destacar qual a importância da Gamificação e como ela pode impactar os resultados de Educação Corporativa.

O que é Gamificação?

Gamificação é uma estratégia didática que adapta elementos comuns nos jogos a outros objetivos não propriamente afins a esses games. Ou seja, propostas que vão além do entretenimento. Na prática, basear-se na lógica e metodologias dos games pode ajudar a converter materiais complexos em conteúdos acessíveis. Por consequência, essa dinâmica facilita todas as etapas numa ação completa de educação, melhorando a experiência de aprendizagem dos usuários.

O que é Gamificação

Quando e onde surgiu a gamificação?

O surgimento da gamificação, enquanto conceito, veio com o termo criado pelo programador e inventor britânico Nick Pelling, no ano de 2002. A intenção era contextualizar o universo gamer em uma realidade na qual todas as pessoas pudessem utilizar o formato dos games para ensinar e aprender, ou até mesmo para solucionar problemas e tomar decisões.

Mas foi apenas em 2010 que a gamificação passou a ser um termo utilizado internacionalmente, quando então as empresas conseguiram utilizar o novo sistema em suas plataformas de educação corporativa.

Gamificação na Educação Corporativa

O conceito de gamificação corporativa é um modelo que utiliza a estrutura ou metodologia dos jogos para otimizar processos de capacitação. E por que utilizar a gamificação na educação? Essas ações têm por objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores, transmitindo conhecimentos de forma simples e colaborativa. Além de tornar possível a mensuração e análise dos resultados das ações de T&D.

Nas plataformas gamificadas, assim como nos jogos, também há um grande poder de mobilização dos jogadores/colaboradores. Aliás, é a partir dessa mobilização e interação das pessoas com o ambiente gamificado que se consolida a enorme base de informações com os resultados obtidos nas atividades, de maneira personalizada e fornecidos em formato de relatórios digitais, atualizados em tempo real.

Gamificação na Educação Corporativa

Dentro dessas plataformas com gamificação em treinamentos, podem ser criadas missões, rankings, atividades, recompensas, dentre outros recursos. Isso promove um treinamento altamente interativo e atrativo para os colaboradores, além de serem excelentes estímulos para a obtenção de melhores resultados. Todos esses fatores unidos servem para auxiliar os gestores desde a etapa de planejamento estratégico das empresas até a tomada de decisão.

Quais os benefícios da gamificação na Educação Corporativa?

Por que a gamificação é importante? O treinamento gamificado pode ser utilizado com diversos objetivos, como destacamos a seguir.

Engajamento

Com certeza, utilizar a gamificação na educação corporativa gera um grande impulso de engajamento dos colaboradores com as propostas de treinamento. De um modo simples, podemos dizer que a disponibilidade dessas ferramentas lúdicas ajudam a inserir a capacitação na rotina das pessoas. Ou ainda, transforma o aprendizado em um desafio interessante e divertido.

Transmissão do conhecimento

Nas rotinas de treinamento corporativo, sempre existem uma série de demandas específicas que precisam ser atendidas e conteúdos a serem compartilhados. Por essas razões, gamificar um treinamento permite a criação de ativiades altamente personalizadas, que atendem às necessidades da empresa. Ao mesmo tempo, a plataforma gamificada facilita a transmissão do conhecimento, disponibilizando os conteúdos em diferentes formatos de apresentação, seja em texto, áudio ou vídeo.

Aprendizagem ativa

Usar gamificação gamificação como metodologia ativa em treinamentos significa também impactar na forma como os usuários aprendem. Nos ambientes gamificados as pessoas sempre estão no centro da experiência de aprendizagem, aprendendo ativamente como protagonistas do processo de ensino. São elas que escolhem quando realizar uma missão ou atividade, definem que formato de conteúdo mais útil ou interessante e assumem as suas próprias maneiras de aprender.

Produtividade e performance

Uma das grandes vantagens de aplicar a gamificação na Educação Corporativa é a possibilidade de criar e gerenciar treinamentos de um modo altamente personalizado. Na prática, a gamificação permite simular ações reais da rotina corporativa, por meio de jogos didáticos e objetivos, visando preparar e desenvolver os colaboradores para alcançar os objetivos estratégicos da empresa. E mais do que isso, há o desenvolvimento profissional, mas também pessoal, dos colaboradores. Portanto, somando treinamentos personalizados com profissionais valorizados e confiantes, existe uma forte tendência de aumento da produtividade e melhora da performance desses colaboradores.

Gestão de RH e desenvolvimento de pessoas

A gamificação, como método de ensino inovador, serve, dentre outras coisas, para acompanhar individualmente o desenvolvimento dos colaboradores. Para quem não sabe porque gamificar treinamentos, talvez um bom argumento para convencê-los seja o fato de que as plataformas gamificadas geram uma robusta base de dados e métricas para avaliação das atividades. Tanto por parte da gestão de RH quanto da coordenação do time de T&D.

Feedback rápido

Ter um feedback confiável das ações de Educação Corporativa continua sendo um dos grandes desafios a serem superados por gestores e empresas. No entanto,  com o uso da gamificação nas empresas, esse não é mais um problema sem solução. Com o auxílio da Inteligência Artificial, os ambientes gamificados permitem uma gestão de dados rápida e eficiente, com relatórios personalizados fornecidos em tempo real, demonstrando em detalhes as interações e a performance de todos os colaboradores.

Como funciona a gamificação?

Numa realidade corporativa, onde o sistema é aplicado, como fazer a gamificação para treinamentos?

a) Pontuação: a cada treinamento é possível que se contabilize quantos pontos o colaborador acumulou no jogo. Os pontos são somatizados através de uma série de atividades elaboradas pelo estudante. A cada nova conclusão, os pontos são acumulados e calculados.

b) Storytelling: utiliza-se de uma linguagem que carrega a intenção de aproximar o aluno através de uma história a ser contada com o objetivo de atrair o colaborador, de inseri-lo naquele universo, gerando maior conexão e engajamento.

c) Missões: são inseridas nos jogos objetivos a serem conquistados e missões a serem completadas. A cada nova missão o colaborador é direcionado para concretizar o objetivo destinado àquela etapa, tudo realizado de acordo com o que será base dentro daquele treinamento específico.

d) Desbloqueio de fases: a cada etapa concluída dentro das missões realizadas, o colaborador poderá seguir adiante, desbloqueando uma nova fase. A cada nova fase, uma recompensa é entregue e assim poderá seguir no desbloqueio da fase seguinte, chegando cada vez mais perto de concluir sua missão final.

e) Avatar: o estudante/ colaborador, pode criar uma representação digital de si mesmo, de forma a auxiliar na dinâmica de gamificação de todo o processo de treinamento.

Quais são os tipos de Gamificação Corporativa?

A seguir, detalhamos as duas principais vias de soluções com gamificação para T&D a serem implementadas na sua empresa.

Mobile learning

mobile learning é um modelo inovador de aprendizagem, no qual dispositivos móveis com acesso à internet são utilizados na educação e capacitação de pessoas. Esses dispositivos podem ser smartphones comuns, por exemplo. Dentro do mobile learning existem modelos e conceitos inovadores de ensino, como Microlearning e Gamificação, os quais contam com o apoio da tecnologia para proporcionar experiências de aprendizagem mais agradáveis e efetivas. No que se refere aos ambientes gamificados, é possível criar treinamentos em formato de Quiz, bem como desafios com rankings, recompensas e muitos outros recursos.

LXP

A LXP é uma solução simples e completa de capacitação com inteligência artificial, mobilidade, gamificação e design intuitivo. O foco da plataforma LXP é propor uma experiência de aprendizagem ativa e focada na relação com os usuários. Dessa maneira, a LXP desenvolve um ambiente de ensino pronto para agregar competitividade e espírito colaborativo. Visando sempre alinhar a busca de resultados com os objetivos estratégicos das empresas e procurando trazer retorno efetivo.

Do ponto de vista prático, a LXP (Learning Experience Platform) é uma plataforma de aprendizagem personalizada, centrada nos usuários e voltada para gestão e compartilhamento de conteúdos. Conhecida como o “Netflix da Educação Corporativa”, a LXP plataforma recebe esse apelido por conta da experiência de aprendizagem baseada nas ações e interesses relacionados dos usuários dentro da ferramenta de ensino. Nesse modelo de ensino, assim como no Mobile Learning, é possível utilizar recursos de gamificação para criar treinamentos em diferentes formatos, como pulses e missões. Todavia, num ambiente ainda mais completo e com um sistema ainda mais robusto de informações e possibilidades de interação com a plataforma, através de conteúdos de diferentes formatos de apresentação.

Gamificação nas empresas: como tornar atrativo o meu treinamento?

Gamificação para treinamento corporativo

Na concepção da  Keeps, a quebra de paradigmas se dá por transformar o sentimento de obrigação em estímulo. Isso ocorre em todos os nossos ambientes virtuais dedicados à experiência de aprendizagem dos usuários.

Acreditamos que o recurso da gamificação para treinamento, facilita o aprendizado e torna qualquer treinamento muito mais atrativo. O uso de plataformas de aprendizagem constrói uma experiência colaborativa, onde os usuários são o centro das interações.

Isso significa que a gamificação promove a aprendizagem ativa, de modo altamente personalizado e voltado para alcançar os objetivos estratégicos de cada treinamento. Sempre, é claro, a considerar as características e potencialidades de cada colaborador.

Na sequência, conheça algumas das soluções com Gamificação desenvolvidas pela Keeps!

O ambiente virtual do Konquest é um dos módulos da ensino da LXP da Keeps. Semelhante ao Netflix, onde os usuários são atraídos para um espaço que combina diferentes tipos de conteúdo e faz recomendações com o apoio da inteligência artificial, o Konquest promove um aprendizado altamente personalizável para qualquer pessoa que utilize a plataforma.

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.

Conheça a Keeps!

Neste artigo, apresentamos os conceitos e princípios da Gamificação, além dos principais benefícios da implementação de plataformas gamificadas em ações de Educação Corporativa. Por fim, apresentamos um pouco do universo LXP da Keeps, para que você fique por dentro das soluções em Educação Corporativa desenvolvidas pelo nosso time.

Agora você já pode solicitar uma demonstração gratuita das nossas plataformas e descobrir até onde as ideias simples podem chegar.

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