A fim de ressaltar que a Gamificação não é brincadeira e complementar conteúdo sobre o assunto, neste artigo focaremos no importante papel da gamificação enquanto metodologia aplicada em treinamentos corporativos para atingir os resultados e objetivos estratégicos da organização. Gamificar não é infantilizar as ações empresariais e sim utilizar como base o conceito lúdico dos jogos para contribuir com a motivação dos colaboradores e alcançar as metas estipuladas. Acompanhe!
O que é gamificação, afinal?
Gamificar é utilizar técnicas de jogos para engajar pessoas por intermédio de desafios constantes e bonificações.
No entanto, a gamificação não é brincadeira e já teve sua eficiência comprovada por grandes empresas ao redor do mundo, como Nike, Microsoft e Apple, que implementam esse sistema e são consideradas exemplos por muitos.
A gamificação é o processo de pegar algo que já existe e integrar as técnicas e mecânicas lúdicas de jogos, com o intuito de engajar a participação dos envolvidos e alcançar os objetivos estratégicos.
Qual a diferença entre Jogo e Gamificação?
A maior diferença entre o jogo e a gamificação, é que o jogo tem apenas a finalidade de entreter e coloca os participantes em situações fora de sua realidade.
Já a gamificação, utiliza a mesma estrutura dos games para motivar as pessoas a atingirem uma meta específica que tenha consequências concretas, para tornar o cotidiano mais interessante, produtivo e lúdico.
Gamificação não é brincadeira, é coisa séria!
Muitas pessoas que não conhecem a Gamificação acham que a ferramenta não consegue provocar um alto impacto e promover desenvolvimento de novas habilidades na educação e no ambiente de trabalho.
Isso geralmente acontece porque muitos associam a gamificação como apenas inserir um game no ambiente de trabalho, sem identificar os benefícios trazidos às equipes ou ainda, sem analisar como é possível utilizar um jogo para desenvolver habilidades estratégicas na organização – e por isso acabam infantilizando a prática do método.
Para que a gamificação seja levada a sério, precisa haver uma Missão.
Pense nas seguintes questões: o que você deseja alcançar com uma ação gamificada? Como ela pode ajudar a melhorar algum aspecto do seu negócio?
Lembre-se de que a gamificação não é brincadeira nem entretenimento, e sim uma estratégia corporativa. Por isso, traçar um plano de implementação, com metas, acompanhamento e mensuração de resultados, torna-se fundamental e ajuda muito a não perder de vista os verdadeiros objetivos da ação.
Quais são os benefícios do uso da Gamificação?
Como vimos, a gamificação não é brincadeira. E como prova de que a metodologia funciona perfeitamente em ambientes empresariais, veja a seguir alguns dos benefícios proporcionados pela ferramenta:
- Melhora a motivação dos colaboradores;
- Desenvolve as habilidades subjetivas nos profissionais;
- Garante um impacto positivo na produtividade dos colaboradores;
- Otimiza processos;
- Atrai e fideliza clientes;
- Reduz o estresse na equipe;
- Melhora a comunicação interna;
- Aumenta o engajamento nos treinamentos corporativos;
- Reforça os conhecimentos adquiridos nas atividades educativas;
- Reduz alguns custos;
- Contribui para a coleta de dados estratégicos para melhoria dos treinamentos;
- Garante melhora nos resultados das ações educativas.
Então, por que a gamificação é uma metodologia ideal para treinamentos corporativos?
Levando a metodologia a sério, a gamificação pode ser ideal para treinamentos corporativos porque é capaz de agregar diversas vantagens competitivas para os colaboradores e, consequentemente, para a organização.
O papel da gamificação em treinamentos corporativos enquanto metodologia para atingir resultados e objetivos estratégicos da organização, pode apresentar-se como ideal.
Sendo assim, além dos benefícios que listamos acima, temos:
- O desenvolvimento real de competências técnicas e comportamentais nos talentos;
- Feedbacks mais rápidos e assertivos devido ao acompanhamento mais próximo da evolução dos participantes ao longo da jornada de aprendizagem;
- Aumento da integração entre as equipes e melhora no companheirismo do time;
- Otimização do onboarding de novos talentos e a retenção dos profissionais na companhia, combatendo a rotatividade;
- Fortalecimento do clima organizacional da empresa a partir do incentivo à colaboração;
- Redução e eliminação de falhas humanas, assim como o impulsionamento da produtividade dos talentos;
- Estímulo à cultura de aprendizagem contínua e busca voluntária por conhecimento, e mais.
A gamificação não é brincadeira e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de aprendizagem, fazendo com que as companhias enxerguem como os treinamentos tradicionais se tornaram obsoletos.
Gamificar não é infantilizar!
Gamificar não é infantilizar as condutas empresariais, muito pelo contrário. Levar essa metodologia a sério pode trazer grandiosos resultados para a organização.
Agora que você teve a oportunidade de compreender o que é gamificação e o motivo de ser uma das metodologias ideais para o treinamento corporativo da sua organização, permita-se encarar essa ferramenta como algo sério e efetivo é extremamente importante.
Não deixe de colocar esse sistema em prática e certificar-se de que a gamificação não é brincadeira!
Além disso, caso você queira conhecer mais sobre esse incrível recurso de jogo, procure inserir treinamentos gamificados nas suas capacitações e descubra o quanto são efetivos para sua organização.
GameUP, a ferramenta da Keeps para a Gamificação dos seus treinamentos!
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um aplicativo gamificado voltado à Educação, num formato de Quiz simples e interativo, o qual torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e interessante. Na interface, o GameUp lembra um game de celular personalizado e com conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, contando com o suporte de vídeos explicativos para auxiliar estudantes e colaboradores no esclarecimento de dúvidas e na compreensão dos conhecimentos requeridos.
O GameUp oferece ainda uma capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Uma solução inovadora sobre como aplicar a gamificação na educação. Ou seja, Gamificação não é brincadeira! É também uma das várias formas de educar e aprender.
Implementando um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa. Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.
Portanto, é com esse espírito que a Keeps desenvolve e aperfeiçoa o GameUp, com o orgulho de oferecer ao mercado um produto pioneiro, que veio para inovar a rotina educacional das empresas junto aos seus colaboradores.
Para conhecer as nossas soluções, agende gratuitamente uma simulação do GameUp e descubra tudo o que um aplicativo para gamificação na educação pode oferecer a sua empresa.
Perguntas frequentes sobre Gamificação:
Gamificação não é brincadeira:
– Motiva os colaboradores;
– Evolui as habilidades subjetivas nos profissionais;
– Transforma positivamente a produtividade dos colaboradores;
– Aprimoramento de processos;
– Recruta e fideliza clientes;
– Diminui o estresse na equipe;
– Melhora a comunicação interna;
– Mais engajamento nos treinamentos corporativos;
– Permite assimilar os conhecimentos adquiridos nas atividades educativas;
– Diminui alguns custos;
– Ajuda na coleta de dados estratégicos para melhoria dos treinamentos;
– Melhoria nos resultados das ações educativas.
Não! O jogo tira o jogador da sua realidade e entrega entretenimento. A gamificação, por sua vez, utiliza a estrutura do jogo para atingir objetivos determinados, tornando o aprendizado mais lúdico e eficaz.