Na busca pelo destaque em meio à concorrência, as empresas têm valorizado o plano de Gestão de Desempenho, seja ele individual ou coletivo. Afinal, as novas tecnologias e as altas exigências do mercado têm pressionado as empresas a evoluírem e superarem seus desafios. Assim, a gestão de desempenho visa, justamente, melhorar a performance por meio do aprendizado, focando no alcance de objetivos estratégicos da organização. Porém, montar um plano eficaz e adequado à realidade da empresa, que realmente funcione e traga resultados, pode não ser uma tarefa tão simples. Neste artigo, vamos te explicar o que é a gestão de desempenho e como colocar em prática na sua empresa. Confira!
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho é um processo contínuo de desenvolvimento dos colaboradores para que estes estejam alinhados com os objetivos da organização.
Fato é, quando um colaborador chega em uma nova empresa, traz consigo uma bagagem de competências adquiridas anteriormente.
Apesar de estar apto para o cargo, o colaborador deve se adaptar ao modus operandi dessa empresa. Ou seja, suas competências precisam ser moldadas de acordo com a estratégia, os processos e a cultura organizacional.
Nesta senda, a gestão de desempenho pode ser entendida como a prática responsável por essa adaptação e aperfeiçoamento constante do colaborador.
Para que esse processo ocorra, é essencial seguir etapas que envolvem o alinhamento de expectativas, acompanhamento, avaliação de desempenho e ações de melhoria, como novos treinamentos.
Através disso, o colaborador se mantém continuamente em aprendizado e contribuindo para que a estratégia da empresa seja alcançada.
Outrossim, a gestão de desempenho é uma prática contínua e colaborativa, pois é realizada pelo RH das empresas em conjunto com os colaboradores, seus líderes e gestores.
Qual a diferença entre Gestão de Desempenho e Avaliação de Desempenho?
É muito comum que ambas sejam confundidas, porém, a avaliação de desempenho é uma ferramenta que pode ser utilizada na gestão de desempenho.
A avaliação de desempenho é um indicador numérico que representa o desempenho do colaborador ou da equipe.
A partir desse número, é possível traçar metas e planos de desenvolvimento mais claros dentro da gestão de desempenho.
Através desse indicador, a gestão de desempenho pode trazer uma visão macro da organização, possibilitando uma comparação do desempenho entre os setores ou até mesmo entre a concorrência.
Qual a importância da gestão de desempenho na organização?
A gestão de desempenho é importante para que a empresa e os seus colaboradores tenham um alto desempenho e os objetivos estratégicos estabelecidos sejam alcançados com sucesso.
Além disso, trouxemos uma lista com os principais benefícios advindos da gestão de desempenho, são eles:
Otimizar custos
A gestão de desempenho traz consigo um mapeamento dos processos. Assim, torna-se possível identificar onde os recursos da empresa estão sendo desperdiçados.
Ainda, é possível desenvolver somente os treinamentos realmente necessários, evitar contratações equivocadas e ainda direcionar os investimentos para os setores que mais precisam.
Retenção de talentos e redução da rotatividade
Uma das grandes necessidades das empresas, além de ser um dos grandes desafios, reside na retenção de talentos. Para que isso ocorra, é preciso uma série de medidas, e uma delas é a gestão de desempenho.
Um colaborador que trabalha em uma empresa que se preocupa com o seu desenvolvimento, naturalmente tenderá a ficar mais tempo nessa organização.
Identificar a necessidade de treinamentos
A etapa de avaliação, dentro da gestão de desempenho, é a responsável por medir a performance ou as competências do colaborador.
Através disso, fica claro tanto para o RH quanto para os gestores quais são as necessidades de desenvolvimento dele, para que sejam realizados treinamentos.
Como a gestão de desempenho é cíclica, a empresa está sempre procurando por áreas a serem melhoradas.
Afirmação da cultura organizacional
A cultura organizacional, em resumo, é o conjunto de filosofias, regras e valores de uma empresa.
Assim, ela serve como um código de conduta que deixa claro o comportamento esperado de todos os colaboradores, além de trazer à tona o sentimento de pertencimento grupal.
Nessa toada, a gestão de desempenho, quando é feita de maneira recorrente, acaba por reafirmar esses valores para os colaboradores e os treina para agir de acordo com eles.
Valorização dos profissionais
Gerenciar a performance dos colaboradores também é muito útil para avaliar quais deles estão aptos para assumir outras posições dentro da empresa.
Como fazer uma gestão de desempenho?
A gestão de desempenho é um processo que inicia no onboarding de um novo colaborador, ou quando alguém troca de função dentro da empresa, e termina apenas quando o profissional deixa a organização.
Listamos as 4 etapas da gestão de desempenho para você implementá-la em sua organização. Continue a leitura!
Alinhamento de expectativas
Aqui, é necessário que o colaborador entenda o que a empresa espera dele. O colaborador deverá ser orientado em relação às atividades que ele irá realizar, ficando claro de que maneira elas deverão ser feitas.
A primeira etapa faz parte do processo de onboarding, que é o processo de integração do colaborador recém-admitido à organização.
Desenvolva treinamentos e apresentações que mostrem qual o papel desse colaborador na estratégia da empresa e converse com ele para tirar possíveis dúvidas.
Acompanhamento
Na segunda etapa da gestão de desempenho, o gestor precisará acompanhar o colaborador em suas rotinas. Como a prática leva a perfeição, sabe-se que quando o colaborador iniciar seus trabalhos, irão surgir dúvidas e erros.
Mantendo um contato próximo com seu gestor, o colaborador poderá ser orientado e corrigido de forma mais fácil e rápida.
Ainda, esse acompanhamento é benéfico por mostrar à pessoa que ela não está sozinha, que há alguém para ajudá-la e guiá-la em suas atividades.
Avaliação de desempenho
Como fora dito, a avaliação de desempenho é a mensuração do desempenho do colaborador, de forma clara e objetiva.
Isto é, se estabelecem indicadores que vão ser utilizados na avaliação do colaborador, através de um conceito ou uma nota.
Cabe mencionar que existem diversos tipos de avaliação de desempenho, você deve pensar em qual delas se aplica melhor a sua empresa e a necessidade do colaborador.
Os exemplos são muitos, confira: Avaliação por competências; Avaliação 360º e Avaliação direta.
Ações de melhoria
Por fim, é hora de analisar os resultados. A partir dessas medições de desempenho, você tem em mãos um diagnóstico da situação de cada profissional.
Aqui, você pode visualizar quais áreas precisam ser desenvolvidas em cada profissional e então planejar treinamentos específicos para isso.
Cabe ressaltar que, além da análise individual dos colaboradores, é possível fazer análises de todo um time ou setor, para identificar problemas comuns e assim criar uma estratégia de desenvolvimento mais eficiente.
Gestão de Desempenho com Learning Analytics
O Learning Analytics é a principal ferramenta para Avaliações de Desempenho na Educação Corporativa. Logo, é também um dos grandes diferenciais do Konquest, a Plataforma LXP da Keeps.
Seja na Gestão do Conhecimento organizacional, na Avaliação de Desempenho dos colaboradores em determinado curso ou treinamento, ou na mensuração do ROI de T&D, o Learning Analytics é um valioso recurso para você Gestor.
O Learning Analytics coleta todos os dados de aprendizagem do Konquest e emite relatórios personalizados, para substanciar a gestão do conhecimento, através da avaliação de desempenho educacional.
Um grande volume de informações é reunido e interpretado pela Inteligência Artificial, a partir das interações dos usuários na plataforma LXP do Konquest, com objetivo de oferecer uma experiência de aprendizagem ativa e acelerar treinamentos.
Com simplicidade e agilidade na criação de cursos e uma gestão eficiente, é possível gerar mais conhecimento, em menos tempo e com menor custo.
Perguntas frequentes sobre Gestão de Desempenho:
Uma Gestão de Desempenho é um modelo de gestão adotado com frequência pelas organizações no intuito de engajar, aprimorar e promover o talento entre os seus colaboradores. Esse tipo de gestão tem como foco evoluir os resultados da equipe, ajudando os colaboradores a desenvolver entusiasmo na sua atuação e a aprimorar suas competências gerais.
Para implementar uma Gestão de Desempenho eficaz, as seguintes etapas devem ser cumpridas:
1. Alinhamento de expectativas: crie treinamentos e apresentações que mostrem qual o papel desse colaborador na estratégia da empresa e converse com ele para tirar possíveis dúvidas.
2. Acompanhamento: mantendo um contato próximo com seu gestor, o colaborador poderá ser orientado e corrigido de forma mais fácil e rápida.
3. Avaliação de desempenho: você deve pensar em qual modelo de avaliação se aplica melhor à sua empresa e a necessidade do colaborador.
4. Ações de melhoria: você pode visualizar quais áreas precisam ser desenvolvidas em cada profissional e então planejar treinamentos específicos para isso.