Learnability: o que é e a importância de desenvolver essa soft skill

Início » Metodologias de Aprendizagem » Learnability: o que é e a importância de desenvolver essa soft skill

Talvez você esteja familiarizado ao termo lifelong learning, ou “aprendizado ao longo da vida”, certo? Mas e o Learnability, você já conhecia essa expressão? É sobre ela que falaremos hoje, uma soft skill cada vez mais demandada no mercado de trabalho. Continue lendo!

learnability-o que é e a importância de desenvolver essa soft skill

O que é Learnability?

Learnability, termo que pode ser traduzido como “habilidade de aprender”, é referente à competência e motivação que o colaborador possui para se adaptar e aprender de forma contínua.

Significa a habilidade que o colaborador apresenta de assimilar novas informações, skills e até mesmo comportamentos durante toda a sua carreira, seja qual for a velocidade ou direcionamento que ocorra.

Afinal, vivemos em um ambiente em constante mutação e inovação. Por esse motivo, o aprendizado contínuo é cada vez mais solicitado pelas empresas e pelos profissionais em si.

Qual a importância do Learnability para as empresas?

O learnability é um processo bastante relevante para as organizações em geral, principalmente aquelas cujas estratégias de negócios estão sempre evoluindo.

Abaixo, alguns motivos principais pelos quais o learnability é importante:

  • Adaptabilidade ao mercado: quando as empresas possuem times com capacidade avançada de aprendizado, se tornam mais flexíveis e conseguem integrar as mudanças e inovações de maneiras mais rápidas e eficazes.

  • Competitividade: essa habilidade de aprender e se adaptar pode também ser um dos pontos de destaque que manterá sua empresa em posição confortável diante da concorrência.

  • Retenção e atração de talentos: quando o colaborador é focado no seu aprimoramento, tanto pessoal quanto profissional, geralmente procura seguir uma empresa que tenha uma cultura de aprendizado contínuo.

Somado a isso, existe o fato de que, quando os colaboradores percebem oportunidade para evoluir e aprender, dificilmente pensarão em procurar outra empresa.

  • Melhoria contínua:  é isso que o learnability incentiva, pois é dessa forma que sua empresa apresentará evolução em relação aos seus produtos e serviços, priorizando a qualidade e a relevância das produções, mesmo com o passar do tempo.

  • Resiliência organizacional: se existe uma cultura de learnability, havendo crises ou mudanças drásticas, a empresa conseguirá se recuperar e se adaptar a esses desafios imprevisíveis.

  • Inovação: colaboradores em aprendizado constante são mais criativos e questionadores, o que acarreta um estímulo de produção de novas ideias e soluções direcionadas ao desenvolvimento da empresa.

  • Redução da obsolescência: esse ponto é válido principalmente quando falamos em conhecimentos técnicos. O learnability propõe a atualização contínua das skills dos colaboradores, fugindo do que é obsoleto.

  • Eficiência operacional: a proposta do learnability permite que as ferramentas e sistemas são utilizados com mais eficácia e a produção seja mais célere.

  • Cultura de aprendizado: se a sua empresa valoriza o learnability, a cultura de aprendizado deve ser algo central para toda a empresa. Isso afeta todos os setores, todos os colaboradores, gestores e clientes de forma positiva.

Com esses apontamentos acima, você já deve ter percebido que o learnability não abrange apenas os colaboradores individualmente, mas também a totalidade da empresa, certo?

Então como fazer para implementar essa cultura na sua empresa?

Como desenvolver o Learnability?

Para que o learnability seja desenvolvido de forma prática na sua empresa, antes de tudo, deve existir um ambiente de incentivo e que permita que todos possam acessar os recursos necessários.

Como desenvolver o Learnability

A seguir, algumas etapas devem ser seguidas para garantir a eficácia do processo:

Diagnosticar o estado atual

Qual o nível de learnability existente na sua empresa hoje, entre os seus colaboradores?

Obtenha esses dados já no começo, através de pesquisas, feedbacks e análises que tragam a visão ampla de todo o contexto atual.

Definir objetivos claros

O que você pretende com a implementação de uma cultura de learnability? Quais são as expectativas e direcionamentos?

Aqui você pode determinar quanto tempo de treinamento será destinado para cada colaborador ou levantar dados a respeito do engajamento em relação aos programas de aprendizagem etc.

Estabelecer um orçamento

Separe um orçamento que seja 100% direcionado para essas ações de aprendizado.

Aqui existem opções variadas, como contratar plataformas de e-learning, seja ela uma LMS ou LXP como o Konquest, da Keeps; realizar workshops internos, inscrever os colaboradores em cursos terceirizados etc.

Plataforma de e-learning

As plataformas de e-learning vêm sendo cada vez mais utilizadas quando falamos em Educação Corporativa, principalmente pela abrangência de conteúdos e cursos que podem ser personalizados de acordo com as demandas da sua empresa.

Além disso, caso você opte por uma plataforma como o Konquest, existe a oportunidade de, através do Learning Analytics, obter as métricas exatas que permitam rastrear o engajamento e progresso dos colaboradores.

Workshops e seminários

Faça eventos contínuos de treinamento interno, buscando sempre palestrantes e especialistas que dialoguem acerca de temáticas atuais e importantes, de modo que sejam promovidas trocas, especialmente entre os colaboradores.

Estimule a curiosidade

Desenvolva desafios, jogos, quizzes, tipos de competições saudáveis e engajadoras que resultem na vontade de adquirir conhecimento e solucionar problemas com criatividade.

Espaços de aprendizado

Abra espaço na sua empresa para que os colaboradores possam se dedicar aos estudos, seja uma biblioteca ou salas destinadas a esse fim.

Assim, o learnability será facilitado e os ambientes podem ser usados ainda para mentorias, debates etc.

mentoria em learnability-colaboradores e gestores mais experientes ajudam e direcionam os colaboradores/gestores mais recentes na evolução de suas carreiras

Mentoria no Learnability

Já que falamos em mentoria, vale lembrar que esse é um programa essencial, através do qual os colaboradores/gestores mais experientes ajudam e direcionam os colaboradores/gestores mais recentes na evolução de suas carreiras.

Reconhecimento

Crie na sua empresa sistemas de pontos, bonificações e reconhecimentos públicos, de forma que os colaboradores se sintam recompensados e estimulados a seguirem no processo de aprendizado contínuo.

Feedback contínuo

É importante que os gestores sempre ofereçam feedback acerca do desenvolvimento em relação ao aprendizado dos seus colaboradores, garantindo assim que continuem em busca da evolução constante.

Avalie e ajuste

E por fim, depois de tudo implementado, faça uma avaliação geral e meça o sucesso das iniciativas e ações anteriores, conforme julgar necessário.

Tenha em mente que o learnability é um processo de evolução a longo prazo e por isso deve ser contínuo. O essencial é que a empresa desenvolva um ambiente que valorize, incentive e facilite o acesso ao aprendizado.

Com o passar do tempo, essa cultura de learnability acabará sendo parte central da identidade da organização, beneficiando a todos, coletivamente.

Para saber mais sobre os processos e implementação de uma cultura de aprendizado contínuo, leia também:

A importância do Konquest para o Learnability da sua empresa:

Utilizando o Konquest na implementação de uma Universidade Corporativa Digital para sua empresa, os principais benefícios que você encontrará de imediato, são:

  • Capacitações padronizadas em escala para realizar treinamentos em qualquer lugar;

  • Aumento de produtividade dos colaboradores através de mudanças de comportamento, habilidades e atitudes importantes para a performance da empresa;

  • Possibilidade de evolução de carreira de forma estruturada nos conhecimentos hard e soft skills essenciais; 

  • Controle dos resultados das ações de capacitação como driver para tomadas de decisão, seja de forma individual ou até mesmo estratégica da empresa;

  • Maior eficiência do time de gestão de pessoas em executar seus programas de treinamento, com significativo ganho de produtividade e análise de resultados.

Com uma plataforma LMS ou LXP você consegue transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar trilhas, cursos e bibliotecas virtuais com qualquer tipo de conteúdo de capacitação.

Ou seja, o Learnability será realizado em um ambiente propício, engajador e de fácil acesso.

Entre em contato com a gente e conheça agora mesmo as nossas soluções, feitas exclusivamente para desenvolver e impulsionar o conhecimento na sua empresa.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: