As metodologias ativas de aprendizagem estão ganhando cada vez mais espaço e assumindo o protagonismo nas ações de Educação Corporativa. Atualmente, com os avanços tecnológicos e o amplo acesso à informação tornou-se cada vez mais possível e necessário repensar os modelos de treinamento corporativo. Neste post, iremos mostrar quais os objetivos e benefícios das metodologias ativas de aprendizagem, além de ferramentas e soluções que dão o suporte necessário à sua implementação nas ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Boa leitura!
Qual o objetivo das metodologias ativas no treinamento corporativo?
Uma metodologia ativa de aprendizagem tem como principal objetivo gerar uma maior retenção de conhecimento, promovendo o Active learning e aumentando o engajamento das pessoas. Na prática, considerando a rotina das empresas, esses modelos de aprendizagem ativa são implementados em diferentes situações, como consta a seguir:
- Dinâmica de resolução de problemas
- Criação de Briefings
- Reunião de planejamento estratégico
- Ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Em todos os exemplos, a ideia de utilizar metodologias ativas consiste em alcançar melhores resultados nessas atividades, de maneira e colaborativa e com proatividade.
Pirâmide de aprendizagem
A pirâmide de aprendizagem é uma teoria do comportamento humano e da educação difundida a partir de pesquisas do psiquiatra norte-americano William Glasser. Segundo Glasser, a nossa capacidade de retenção do conhecimento varia de acordo com a maneira como aprendemos ou esses conteúdos são apresentados/absorvidos. Suas pesquisas estimaram que as pessoas conseguem reter em média:
- 10% do que leem
- 20% do que escrevem
- 30% do que apenas veem
- 50% do que veem e escutam
- 70% do que debatem com outras pessoas
- 80% do que realizam na prática
- 90% do que ensinam a outras pessoas
A partir dos resultados obtidos, é possível observar que a nossa capacidade de absorção do conhecimento é potencializada quando aprendemos ou processamos informações ativamente. Ou seja, debatendo, realizando e ensinando.
É exatamente isso que as metodologias ativas de aprendizagem consideram no desenvolvimento de ferramentas e soluções educacionais.
Quais os benefícios das metodologias ativas de aprendizagem?
Bem como o seu principal objetivo, entre os benefícios das metodologias ativas está a maior absorção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, esse conceito pedagógico impacta diretamente sobre outras habilidades e comportamentos fundamentais para as empresas, tais como:
- Autonomia de aprendizagem
- Proatividade nas funções em decorrência do conhecimento
- Virtude de identificar e resolver problemas em equipe
- Capacidade de pensar e agir estrategicamente
Na área da Educação Corporativa, por exemplo, esses skills são fundamentais para alcançar os resultados esperados sobre as ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
Metodologias ativas para treinamento corporativo
Com os estudos de William Glasser e consequentes teorias sobre como adquirimos o conhecimento, quebraram-se alguns paradigmas a respeito do processo de ensino-aprendizagem. Entre eles, perceber que nenhum conhecimento é criado do nada absoluto.
Por essa razão, é mais lógico e produtivo focar a experiência de aprendizagem nos indivíduos, a partir do que eles já sabem, ao invés de impor a forma e o conteúdo daquilo que eles devem aprender.
É possível afirmar, portanto, que as metodologias ativas voltadas para treinamento são desenvolvidas levando em conta esses conceitos comportamentais e pedagógicos. Além disso, são desenvolvidas ferramentas com suporte de tecnologia, voltados exclusivamente para facilitar, estimular e suprir as lacunas de ensino.
Plataformas LXP
A plataforma de experiência de aprendizagem, o LXP, é um dos principais recursos baseados em metodologias ativas para o treinamento corporativo. As ferramentas disponíveis no LXP permitem uma maior interação das pessoas com os conteúdos e outras pessoas. Nesse ambiente virtual de ensino é possível gerenciar conteúdos e informações das mais variadas, dentro dos contextos específicos de cada treinamento.
Com o LXP é possível criar novos cursos e consumir informações relacionadas, sugerir e aceitar sugestões de conteúdos, debater conceitos, dentre outras funcionalidades. Com interfaces e intuitivas e utilizando recursos como Machine Learning e Inteligência Artificial, a plataforma oferece uma experiência de aprendizagem totalmente focada nos usuários, estimulando o aprendizado ativo e o Social learning.
Comparada a um “Netflix Corporativo”, a plataforma gera um enorme banco de dados através da própria interação das pessoas com a plataforma. Dessa maneira, o software LXP consegue fazer recomendações de conteúdos relacionados em diferentes formatos, como vídeos, artigos, podcasts, etc. Além disso, permite que os próprios usuários criem cursos, estimulando não só a aprendizagem ativa, mas também o Social learning e o trabalho em equipe.
Treinamento gamificado
Os recursos de gamificação na Educação Corporativa consistem, basicamente, em metodologias ativas que usam da mesma estrutura dos games para capacitar ou transmitir informações. Esse processo interativo e desafiador, bastante utilizado na aprendizagem adaptativa, traz como reflexo um aumento no engajamento da equipe, uma vez que o aprendizado torna-se mais lúdico e interessante.
Outra vantagem, é que no treinamento gamificado também é possível criar uma base robusta de informações, seguindo a lógica dos jogos. Ou seja, a partir das interações dos usuários, é possível criar rankings, missões, recompensas, desafios, dentre outros recursos. Também há como utilizar esses mecanismos para consolidar resultados para análise quantitativa e qualitativa, com auxílio de ferramentas como o Learning Analytics.
Nessa direção, ocorre um efeito em cadeia no qual um treinamento mais interessante desperta um maior interesse nas pessoas. Num primeiro momento, isso naturalmente aumenta o engajamento, fazendo com que essas pessoas joguem e interajam mais com a plataforma. Por consequência, os usuários finalizam os treinamentos satisfeitos e melhor capacitados, além de aumentar a base de dados para uma análise precisa dos resultados obtidos.
Microlearning
O microlearning é uma metodologia ativa de aprendizagem prática e acessível, a qual acelera o processo de ensino. Esse conceito é importante na transmissão de conhecimento em curto prazo, de maneira prática e por meio de conteúdos breves e objetivos. Nesse caso, além de oferecer a flexibilidade no formato dos conteúdos, o microlearning aborda essas informações de um modo simples e compreensível.
Isso facilita a aprendizagem, diminui o tempo e reduz os custos de treinamento. Tudo com portabilidade e de um jeito que cabe na rotina das pessoas.
Soluções para implementar metodologias ativas
Atualmente, a Keeps desenvolve ferramentas e soluções inovadoras, embasadas em metodologias ativas de aprendizagem. São soluções intuititvas e acessíveis com LXP, gamificação e microlearning, que além de altamente personalizáveis, atuam de maneira integrada e complementar em treinamentos corporativos.
Conheça nossos produtos a seguir:
O Konquest é uma plataforma LXP que combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Com um ensino personalizável, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar cursos com todos os tipos de conteúdo.
O GameUp oferece capacitação em qualquer lugar e à qualquer hora com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Com um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em um formato de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo.
Com o SmartZap descomplicamos treinamentos através de uma experiência de aprendizagem engajadora, rápida e simples pelo whatsapp! É possível criar mini-cursos com todos os tipos de conteúdo, de modo simples e ágil, oferecendo liberdade total para os usuários, disponibilizando treinamentos na palma da mão.
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Perguntas frequentes sobre Metodologias Ativas:
Metodologias Ativas de aprendizagem são formas de ensino-aprendizagem criadas para auxiliar o estudante no processo de aprendizado de modo interativo e independente, onde são eles próprios os protagonistas. Nesse intuito, as tarefas repassadas em sala de aula entregam casos e questionamentos reais, através dos quais são proporcionados debates, reflexões e críticas.
Para implantar uma Metodologia Ativa de treinamento, são utilizados:
1. Plataformas LXP: nesse ambiente virtual de ensino é possível gerenciar conteúdos e informações das mais variadas, dentro dos contextos específicos de cada treinamento.
2. Treinamento gamificado: esse processo interativo e desafiador traz como reflexo um aumento no engajamento da equipe, uma vez que o aprendizado torna-se mais lúdico e interessante.
3. Microlearning: é importante na transmissão de conhecimento em curto prazo, de maneira prática e por meio de conteúdos breves e objetivos.