keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Por que investir em treinamentos é o melhor caminho a seguir

Início » T&D » Por que investir em treinamentos é o melhor caminho a seguir

Investir em treinamentos possibilita o crescimento da empresa e de seus colaboradores, contribuindo para que as equipes atinjam altas performances e assim, alcancem excelentes resultados para a organização. Por esse motivo, montamos esse artigo, para você tirar suas dúvidas de uma vez por todas!

Por que investir em treinamentos virou uma questão de sobrevivência?

Por que investir em treinamentos virou uma questão de sobrevivência?

É cada vez mais claro o fato de que, para as empresas, investir em treinamentos é algo cada vez mais essencial para aquelas organizações que querem permanecer no mercado. Ou seja, todas, é claro!

Diante das contínuas inovações tecnológicas, as necessidades e buscas por desenvolvimento de habilidades têm sido ainda mais detalhistas e profundas. Qual a única saída possível?

Investir em treinamentos!

Esse é o meio através do qual as empresas se mantêm em destaque no mercado diante da concorrência, com colaboradores sempre atualizados e capacitados, prontos para atuar positivamente frente aos obstáculos que as novas realidades propuserem.

Se uma empresa não investe em programas de treinamentos, possivelmente não conseguirá reter seus talentos, que acabarão procurando novas oportunidades de crescimento e evolução da carreira.

Sem investir em treinamento e capacitação de colaboradores e sem acolher as inovações, uma organização perde a chance de se manter competitiva e flexível em relação às demandas do mercado. Você não quer isso para sua empresa, não é mesmo?

Que tal um exemplo prático? Imagine uma empresa de tecnologia da informação, cuja demanda está sempre voltada a inovações e atualizações. Se essa empresa não investir em treinamentos corporativos para os seus colaboradores, logo ficarão para trás, atingindo diretamente os seus clientes e ficando defasada em relação às concorrentes.

Outro ponto, para você não esquecer, é o seguinte: quando você não investe nos seus talentos, outras empresas que fazem diferente poderão conquistá-los.

Vamos recapitular o que foi dito até aqui? Investir em treinamentos é uma questão de sobrevivência, pois:

  • Ajuda a estimular a competitividade e inovação;
  • Desenvolve skills fundamentais dos colaboradores;
  • Possibilita adaptação diante das atualizações do mercado;
  • Retém talentos;
  • Aumenta o compromisso com a continuidade e sucesso da empresa.

O futuro da sua empresa depende de 5 coisas e investir em treinamentos é o melhor caminho

O futuro da sua empresa depende de 5 coisas e investir em treinamentos é o melhor caminho

Qual o motivo pelo qual investir em treinamentos é essencial para que as empresas e os colaboradores se adaptem às inovações constantes?

Aprendizagem contínua

Como a evolução tecnológica e a necessidade de atualizar e aprimorar as skills não param, o lifelong learning é a saída, pois apenas vivenciando um processo continuado de capacitação é possível continuar “no jogo”.

Flexibilidade e adaptabilidade

Investir em treinamentos é sinal de valorização dos colaboradores que, tendo a possibilidades de aprimorarem suas habilidades. Utilizando as melhores técnicas de treinamento, estarão preparados para lidar com as novas demandas e mudanças contínuas, pois serão capazes de se adaptar aos desafios.

Resolução de problemas complexos

Com os colaboradores continuamente treinados, é fato que estarão preparados para lidar com problemas diversos, pois suas habilidades estarão sendo desenvolvidas com esse objetivo.

Inovação

Se você decide investir em treinamentos para os seus colaboradores, o engajamento aumentará, haverá mais criatividade, inovação e surgimento de novas ideias, de acordo com os tipos de treinamento. O que, consequentemente, trará novas soluções.

Competitividade

Não deve ser segredo, diante de tudo o que foi exposto, que investir em treinamentos vai conferir à sua empresa uma posição de destaque no mercado, afinal, colaboradores melhor capacitados entregam resultados mais eficientes.

Então saiba que, apenas investindo em treinamentos você conseguirá manter sua empresa apta diante dos desafios atuais, permanecendo inovadora e atual.

Quais as vantagens de investir em treinamentos?

Quais as vantagens de investir em treinamentos?

Você ainda tem dúvidas sobre as razões para investir em T&D na sua empresa enquanto elabora o seu plano anual de treinamento? Continue lendo que vamos te mostrar mais alguns benefícios para fazê-lo:

  • Inovação: investir em treinamentos ajuda a lidar com as tecnologias, a praticar novas metodologias e descobrir novos meios de desenvolver a empresa.

  • Melhoria da performance: quando realizar treinamentos contínuos, os colaboradores desenvolvem suas skills, o que impacta no seu desempenho e nas realizações de objetivos com maior qualidade.

  • Desenvolvimento e retenção de talentos: durante os treinamentos a empresa pode ter facilidade em notar quais as skills que se destacam entre os seus colaboradores, sabendo como direcioná-los na carreira.

Isso também ajuda a fortalecer a cultura organizacional. Colaboradores treinados se sentem mais estimulados, o que aumenta a retenção de talentos e reduz o turnover.

  • Aumento da motivação: como falamos anteriormente, investir em treinamentos mostra que a empresa preza pela evolução dos seus colaboradores e isso aumenta o engajamento sem dúvida nenhuma.

  • Fortalecimento da marca empregadora: se a empresa aposta nos seus colaboradores, ao investir em treinamentos pode haver uma atração de talentos e destaque para o nome da empresa.

Para concluir essa etapa, podemos dizer que, em resumo, investir em treinamentos é fundamental, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.

Dito isso, não meça recursos e esforços para desenvolver programas de T&D bem estruturados e que correspondam às demandas de todos, coletivamente. Elabore um cronograma de treinamento e estruture as etapas do seu T&D.

Desenvolvendo soluções para treinamentos inovadores

Desenvolvendo soluções para treinamentos inovadores

A Keeps, por 4 anos consecutivos, está entre as 10 Startups de Educação Corporativa mais atrativas do Brasil, sendo a quinta melhor do mercado em Educação Corporativa. 

Nosso objetivo é desenvolver soluções inovadoras para empresas que já investem ou estão começando a investir em treinamentos para os seus colaboradores. Podemos, ainda, te ajudar na implantação da sua Universidade Corporativa, sabia?

Falando em clientes, hoje temos mais de 60 empresas ativas dos mais diversos segmentos de mercado, contabilizando mais de 100.000 usuários ativos que constantemente utilizam a plataforma

Somos a empresa ideal para ajudar a melhorar os projetos de capacitação da sua organização, então não custa nada lembrar que:

  • Nosso foco é na experiência de aprendizagem facilitando o uso pelo seu colaborador, de modo que o engajamento e índice de conclusão dos cursos se tornam cada vez mais elevados. 

  • Utilizamos a Inteligência Artificial como um dos motores inovadores para recomendações de conteúdos e facilitação de manuseio do sistema.

  • Através da nossa plataforma é visível a melhora na produtividade dos times de treinamentos, seja na criação ou gestão dos cursos digitais.

  • E claro, o nosso diferencial é a análise de resultados. Através do Learning Analytics é possível acompanhar e mensurar performances de forma fácil e intuitiva.

E para saber mais, você pode clicar aqui e falar com um de nossos especialistas! Não perca tempo e conheça nosso jeito de desenvolver e impulsionar conhecimento.

Perguntas frequentes sobre Investir em Treinamentos:

Por que investir em treinamentos?

São inúmeras as razões pelas quais sua empresa deve investir em treinamentos:

1. Ajuda na evolução da criatividade e inovações: todos ganham, principalmente a sua empresa, que se torna ainda mais competitiva.
2 Estimula o capital humano: quando o colaborador é capacitado com o incentivo da empresa, acaba sentindo-se mais próximo da organização, o que fortalece o engajamento e a produtividade.
3. Ajuda a reter talentos: encontrar os desejos e os anseios dos colaboradores ajuda a elaborar cursos realmente relevantes e para isso, o RH precisa realizar uma pesquisa para indicar áreas que os profissionais gostariam de desenvolver.
4. Aumenta as habilidades comportamentais: a gestão precisa ter atenção aos perfis dos colaboradores e dialogar sobre pontos fracos e fortes.
5. Engajar a cultura organizacional: a cultura ficará fortalecida e os colaboradores assumirão parte desses valores.

Quais as vantagens de investir em treinamentos?

Alguns dos benefícios de investir em treinamentos são:

– Melhora na produtividade;
– Aprimoramento dos níveis de qualidade;
– Vantagem competitiva;
– Retenção de talentos;
– Engajamento do trabalho em equipe;
– Mais motivação dos colaboradores;
– Aumento do engajamento do profissional com a empresa;
– Conquista um bom clima organizacional;
– Facilita o estabelecimento de metas.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: