Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Treinamento de integração de novos colaboradores: o que é e como implementar

 Por: |  Publicado em 21/10/2021 |  Atualizado em 23/11/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Inserir o novo colaborador ao cotidiano da organização é fundamental para ambos. Para conseguir estruturar todo o alicerce a ser repassado, utilizamos o treinamento de integração, do qual falaremos a seguir.

O que é treinamento de integração?

Treinamento de integração é uma metodologia preparatória com intuito de inserir o colaborador no desenvolvimento inicial da sua função na organização.

Através desse processo, são transmitidos os valores, a missão e a visão da empresa, conjuntamente às regras e orientações do ambiente.

Desta forma, o colaborador entenderá, com ampla visão, como a organização se posiciona no mercado em relação às ofertas e demandas de todos os seus produtos e serviços.

Essa categoria de treinamento utiliza-se de diversas competências, fórmulas, sistemas e programas para ser aplicado. Outro ponto a ser considerado é que o treinamento de integração tem duração reduzida, sendo realizado, em alguns casos, em apenas um dia.

Até pouco tempo atrás, não existia nas empresas programas de treinamento de integração: o colaborador apenas era integrado à função que ocuparia.

Atualmente, entretanto, a integração tornou-se fundamental, pois entendeu-se fundamental que o colaborador precisa se sentir parte do ambiente onde irá trabalhar, de modo a adquirir segurança e acolhimento por parte da organização da qual fará parte.

Para que serve o treinamento de integração?

O treinamento de integração é essencial para que o colaborador não se sinta inadequado, para que consiga analisar e entender os procedimentos que funcionarão ou devem ser descartados na realização de suas atividades.

A integração vai além da inclusão do colaborador à função, tendo como fundamento comunicar todas as necessidades de continuidade do clima organizacional positivo da organização como um todo.

Como fazer um treinamento de integração?

Antes de aplicar um treinamento de integração, é fundamental estruturá-lo, pois assim poderá ser reutilizado todas as vezes em que um novo colaborador for contratado na organização.

Uma das maneiras possíveis de se construir uma integração é a seguinte:

Programar a temática do treinamento

Alguns itens são imprescindíveis de serem expostos ao colaborador: a tríade missão, visão e valores da empresa; a imersão na cultura organizacional; uma exposição através de um organograma, demonstrando os departamentos e demais relações hierárquicas e processuais; entendimento acerca dos cargos e tarefas a serem realizadas pelas equipes; exposição quanto aos horários a serem observados; benefícios, deveres, métodos de comunicação etc.

Arquitetar ferramentas de apoio

Para que a integração ocorra de modo menos exaustivo, vale sempre considerar recursos visuais, expositivos e interativos. Com a utilização de métodos transmídia, as orientações ocorrerão com mais fluidez, sem a necessidade da monotonia de apostilas demais materiais considerados ultrapassados. Caso seja criado um manual do colaborador, por exemplo, este poderá ser utilizado como método de suporte posterior, como uma espécie de tira dúvidas.

Sistematizar a aplicação

Para isso, é preciso seguir alguns passos:

  • Escolher um colaborador responsável, que saiba agregar os valores e as doutrinas da corporação.
  • O colaborador responsável deve possuir aptidões comunicativas para coordenar o processo de integração e abrigar os novos colaboradores.
  • Estabelecer como será o treinamento: presencial, remoto, on-line? Caso seja on-line, as vantagens são inúmeras, como a redução de custos e tempo, além das possibilidades de metodologias melhor adaptáveis à rotina do colaborador.
  • Delinear um prazo para início e fim da integração.

Renovar o material regularmente

O treinamento de integração nunca deve estar ultrapassado, devendo ser atualizado de acordo com toda e qualquer mudança que ocorrer no ambiente corporativo.

Qual a importância do treinamento de integração?

Esse tipo de programa de capacitação sempre esteve presente na rotina das organizações.

Todavia, sem pesar os fatores psicossociais de cada colaborador, aspectos hoje considerados essenciais na contribuição de sua integração à empresa.

Com a nova abordagem do treinamento de integração, incorporados aspectos como déficits de aprendizagem, demandas e anseios dos novos colaboradores, conseguiu-se reunir as relações interpessoais do colaborador.

Tanto do colaborador individualmente quanto do colaborador com a organização, levando o treinamento a ser aplicado com maior eficácia.

Esse novo método de integração atual enxerga o colaborador como pessoa complexa e vulnerável.

No entanto, quando devidamente motivado e direcionado, esse mesmo colaborador consegue ser capaz de engajar e movimentar a empresa, como peça fundamental à engrenagem organizacional.

Quais os benefícios do treinamento de integração?

A realização do treinamento de integração oferta uma série de vantagens para a organização, quais sejam:

  • Redução de tempo entre o momento em que o funcionário é acolhido e sente-se parte da empresa x celeridade da melhoria no desempenho da sua função;
  • Desenvolvimento da sua atuação, mais focado e produzindo mais num menor intervalo;
  • Retenção do turnover, ou seja, passa a existir menor alternância de colaboradores no ambiente corporativo;
  • Sabendo como funcionam todos os aspectos da organização, o colaborador analisa o ambiente em sua totalidade, sendo capaz de elaborar suas tarefas de modo aprimorado e desenvolvido;
  • Por fim, da mesma maneira que a evolução ocorre individualmente, ocorre também entre as equipes, que passam a assumir todas as suas atividades com eficácia.

Treinamento de Integração pelo GameUp

GameUp Keeps

No GameUp da Keeps, o processo de Onboarding e os Treinamentos de Integração começa antes mesmo do primeiro dia na empresa. Ofereça capacitação à qualquer hora e em qualquer lugar, com alto índice de engajamento, uso e aprendizado.

A Gamificação é utilizada para atender as necessidades de capacitação de cada empresa, desde o momento da contratação. Essas demandas são transformadas em um formato lúdico de aprendizagem, que desafia e ensina ao mesmo tempo, em um App totalmente personalizado com a cara da sua empresa.

Além disso, você Gestor têm acesso aos resultados, pois todas as ações são medidas e controladas através do Learning Analytics, com a produção de gráficos e relatórios em tempo real.

Solicite uma Demonstração Gratuita e acelere o processo de Onboarding dos colaboradores.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×