Treinamentos Gamificados: como utilizar na sua empresa?

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O engajamento que jogos proporcionam impacta diretamente para estimular e motivar processos de aprendizagem. Portanto, gamificar um treinamento corporativo significa fazer o uso da dinâmica ou mecânica dos jogos para engajar os colaboradores em um contexto de aprendizado, tornando a experiência mais produtiva e prazerosa. Para saber mais sobre o assunto e claro, sobre Treinamentos Gamificados, garantindo um melhor desenvolvimento das equipes, acompanhe este artigo!

Gamificação para Treinamento On-line

A gamificação é uma nova tendência de mercado que utiliza como base os jogos, o que naturalmente chamam a atenção dos seres humanos.

A partir dessa lógica, Nick Pelling, um programador e desenvolvedor de jogos britânico criou o conceito de gamificação, muito utilizado em contextos educacionais e corporativos.

Nos jogos são trabalhados conceitos relacionados a metas, regras e feedback e em Treinamentos Gamificados não é diferente.

Gamificação para Treinamento On-line

Além disso, a gamificação também está presente em diferentes estratégias, como no cartão de pontos que você usa no supermercado, no seu programa de milhagem e em inúmeras outras experiências que você tem no seu dia a dia.

Portanto, podemos concluir que a estratégia de gamificação foi incorporada para entreter e ensinar ao mesmo tempo.

Isso significa que aplicá-la ao treinamento on-line pode fazer com que seus estudantes ou colaboradores tenham mais interesse no conteúdo e assim, consigam absorvê-lo com mais facilidade, melhorando a retenção do aprendizado.

Como utilizar gamificação para treinamento corporativo?

Adotar as plataformas gamificadas nas estratégias de educação corporativa é uma tarefa mais fácil do que se imagina.

Neste caso, veja os passos que separamos a seguir, para saber de uma vez por todas, como utilizar os Treinamentos Gamificados nos meios corporativos. Confira!

Proponha um desafio que motive

De início, saiba que é preciso planejar uma atividade que motive o colaborador.

Além disso, também é necessário estabelecer o resultado desejado durante a realização desse desafio, para ser possível mensurar a performance de cada colaborador.

Planeje um ritmo de premiação

É importante estabelecer um ritmo de premiação por nível, atividade realizada ou conquista alcançada.

Isso pode envolver a entrega de um objeto simples, como caneca, squeeze, voucher para um jantar, um vale compras ou ainda, uma camiseta, o que motiva ainda mais os colaboradores a bater a meta desejada.

Dessa forma, atingimos os resultados esperados de forma fluída e eficiente.

Entregue bônus por desempenho

Que tal entregar um prêmio maior ao final de um período de treinamento, como uma viagem ou dia de folga?

Esse benefício, assim como o anterior, deve ser reservado para quem apresenta desempenho superior.

Então, por que não voltarmos a era dos jogos e premiar os três colaboradores que apresentam melhor desempenho?

Essa prática, através dos Treinamentos Gamificados, com certeza fará a diferença na eficiência da sua equipe. Teste e comprove!

Utilize mecanismos de storytelling

As pessoas normalmente gostam de histórias.

Portanto, seguindo por esta linha, lembre-se de desenvolver uma narrativa durante o desafio dos Treinamentos Gamificados, para atrair ainda mais a atenção do colaborador.

Mensure o desempenho

Como lemos no começo deste tópico, é necessário estabelecer um sistema de avaliação de desempenho para medir a performance de cada colaborador.

Isso é importante tanto para a empresa estar ciente sobre a produtividade de uma equipe, quanto para o próprio trabalhador, para utilizar seu resultado como parâmetro para melhorar sua produtividade no futuro.

Quais são os benefícios dos Treinamentos Gamificados?

Os Treinamentos Gamificados tornam o ambiente corporativo mais dinâmico, elevando a participação da equipe e proporcionando maior engajamento.

Além disso, também podemos observar os seguintes benefícios:

  • A atividade exigida por cargo fica mais clara, bem como o que a empresa espera em relação ao colaborador;
  • Os Treinamentos Gamificados, estimulam a participação em grupo para a resolução de determinado desafio e esse tipo de interação, pode ser facilmente implementado no dia a dia da empresa;
  • O ambiente organizacional se torna menos formal, contribuindo para uma sessão de Treinamentos Gamificados agradáveis;
  • Além disso, existe um estímulo à criatividade do colaborador, pois o desafio proposto em formato de jogo costuma requerer uma solução inventiva e divertida;
  • A empresa passa a ter uma metodologia ativa, na qual, sempre visada em melhorar a proatividade dos participantes.

Afinal de contas, nesse tipo de dinâmica, os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem e não os meros ouvintes.

Portanto, adotar os Treinamentos Gamificados em seu processo de treinamento dentro da empresa, vai melhorar significativamente a aprendizagem do colaborador, enquanto fornece um ambiente descontraído e bem engajado.

Ainda assim, é possível até estimular uma competição saudável, no intuito de fazer com que cada colaborador busque se superar.

Dessa forma, garantimos eficiência da equipe, ânimos dos colaboradores e claro, atingindo os resultados esperados.

Aqui na Keeps, acreditamos que realizar Treinamentos Gamificados facilita o aprendizado e torna qualquer treinamento muito mais atrativo. O uso de plataformas de aprendizagem constrói uma experiência colaborativa, onde os usuários são o centro das interações.

Isso significa que a gamificação promove a aprendizagem ativa, de modo altamente personalizado e voltado para alcançar os objetivos estratégicos de cada treinamento. Sempre, é claro, a considerar as características e potencialidades de cada colaborador.

Na sequência, conheça algumas das soluções com Gamificação desenvolvidas pela Keeps!

O ambiente virtual do Konquest é um dos módulos da ensino da LXP da Keeps. Semelhante ao Netflix, onde os usuários são atraídos para um espaço que combina diferentes tipos de conteúdo e faz recomendações com o apoio da inteligência artificial, o Konquest promove um aprendizado altamente personalizável para qualquer pessoa que utilize a plataforma.

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.

Agora você já pode solicitar uma demonstração gratuita das nossas plataformas e criar os próximos passos para desenvolver e impulsionar conhecimento na sua empresa!

Perguntas frequentes sobre Treinamentos Gamificados:

O que é um Treinamento Gamificado?

Treinamento Gamificado é aquele que utiliza a gamificação como foco na realização de seus processos de capacitação, ou seja, aposta nas estratégias utilizadas nos jogos para engajar e estimular os colaboradores durante o aprendizado, aprimorando a facilitando a experiência.

Como gamificar um treinamento?

Para realizar Treinamentos Gamificados, algumas dicas devem ser observadas:

1. Elabore desafios que motivem os colaboradores.
2. Estruture um ritmo de premiação.
3. Distribua bônus por desempenho.
4. Apostar em mecanismos de storytelling.
5. Avalie o desempenho.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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