Quais são os Níveis de Análise do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?
O LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes.
O engajamento que jogos proporcionam impacta diretamente para estimular e motivar processos de aprendizagem. Portanto, gamificar um treinamento corporativo significa fazer o uso da dinâmica ou mecânica dos jogos para engajar os colaboradores em um contexto de aprendizado, tornando a experiência mais produtiva e prazerosa. Para saber mais sobre o assunto e claro, sobre Treinamentos Gamificados, garantindo um melhor desenvolvimento das equipes, acompanhe este artigo!
A gamificação é uma nova tendência de mercado que utiliza como base os jogos, o que naturalmente chamam a atenção dos seres humanos.
A partir dessa lógica, Nick Pelling, um programador e desenvolvedor de jogos britânico criou o conceito de gamificação, muito utilizado em contextos educacionais e corporativos.
Nos jogos são trabalhados conceitos relacionados a metas, regras e feedback e em Treinamentos Gamificados não é diferente.
Além disso, a gamificação também está presente em diferentes estratégias, como no cartão de pontos que você usa no supermercado, no seu programa de milhagem e em inúmeras outras experiências que você tem no seu dia a dia.
Portanto, podemos concluir que a estratégia de gamificação foi incorporada para entreter e ensinar ao mesmo tempo.
Isso significa que aplicá-la ao treinamento on-line pode fazer com que seus estudantes ou colaboradores tenham mais interesse no conteúdo e assim, consigam absorvê-lo com mais facilidade, melhorando a retenção do aprendizado.
Adotar as plataformas gamificadas nas estratégias de educação corporativa é uma tarefa mais fácil do que se imagina.
Neste caso, veja os passos que separamos a seguir, para saber de uma vez por todas, como utilizar os Treinamentos Gamificados nos meios corporativos. Confira!
De início, saiba que é preciso planejar uma atividade que motive o colaborador.
Além disso, também é necessário estabelecer o resultado desejado durante a realização desse desafio, para ser possível mensurar a performance de cada colaborador.
É importante estabelecer um ritmo de premiação por nível, atividade realizada ou conquista alcançada.
Isso pode envolver a entrega de um objeto simples, como caneca, squeeze, voucher para um jantar, um vale compras ou ainda, uma camiseta, o que motiva ainda mais os colaboradores a bater a meta desejada.
Dessa forma, atingimos os resultados esperados de forma fluída e eficiente.
Que tal entregar um prêmio maior ao final de um período de treinamento, como uma viagem ou dia de folga?
Esse benefício, assim como o anterior, deve ser reservado para quem apresenta desempenho superior.
Então, por que não voltarmos a era dos jogos e premiar os três colaboradores que apresentam melhor desempenho?
Essa prática, através dos Treinamentos Gamificados, com certeza fará a diferença na eficiência da sua equipe. Teste e comprove!
As pessoas normalmente gostam de histórias.
Portanto, seguindo por esta linha, lembre-se de desenvolver uma narrativa durante o desafio dos Treinamentos Gamificados, para atrair ainda mais a atenção do colaborador.
Como lemos no começo deste tópico, é necessário estabelecer um sistema de avaliação de desempenho para medir a performance de cada colaborador.
Isso é importante tanto para a empresa estar ciente sobre a produtividade de uma equipe, quanto para o próprio trabalhador, para utilizar seu resultado como parâmetro para melhorar sua produtividade no futuro.
Os Treinamentos Gamificados tornam o ambiente corporativo mais dinâmico, elevando a participação da equipe e proporcionando maior engajamento.
Além disso, também podemos observar os seguintes benefícios:
Afinal de contas, nesse tipo de dinâmica, os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem e não os meros ouvintes.
Portanto, adotar os Treinamentos Gamificados em seu processo de treinamento dentro da empresa, vai melhorar significativamente a aprendizagem do colaborador, enquanto fornece um ambiente descontraído e bem engajado.
Ainda assim, é possível até estimular uma competição saudável, no intuito de fazer com que cada colaborador busque se superar.
Dessa forma, garantimos eficiência da equipe, ânimos dos colaboradores e claro, atingindo os resultados esperados.
Aqui na Keeps, acreditamos que realizar Treinamentos Gamificados facilita o aprendizado e torna qualquer treinamento muito mais atrativo. O uso de plataformas de aprendizagem constrói uma experiência colaborativa, onde os usuários são o centro das interações.
Isso significa que a gamificação promove a aprendizagem ativa, de modo altamente personalizado e voltado para alcançar os objetivos estratégicos de cada treinamento. Sempre, é claro, a considerar as características e potencialidades de cada colaborador.
Na sequência, conheça algumas das soluções com Gamificação desenvolvidas pela Keeps!
O ambiente virtual do Konquest é um dos módulos da ensino da LXP da Keeps. Semelhante ao Netflix, onde os usuários são atraídos para um espaço que combina diferentes tipos de conteúdo e faz recomendações com o apoio da inteligência artificial, o Konquest promove um aprendizado altamente personalizável para qualquer pessoa que utilize a plataforma.
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.
O SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.
Agora você já pode solicitar uma demonstração gratuita das nossas plataformas e criar os próximos passos para desenvolver e impulsionar conhecimento na sua empresa!
Treinamento Gamificado é aquele que utiliza a gamificação como foco na realização de seus processos de capacitação, ou seja, aposta nas estratégias utilizadas nos jogos para engajar e estimular os colaboradores durante o aprendizado, aprimorando a facilitando a experiência.
Para realizar Treinamentos Gamificados, algumas dicas devem ser observadas:
1. Elabore desafios que motivem os colaboradores.
2. Estruture um ritmo de premiação.
3. Distribua bônus por desempenho.
4. Apostar em mecanismos de storytelling.
5. Avalie o desempenho.
O LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes.
Fique atualizado com as principais tendências globais para o T&D, de acordo com a conferência da ATD 2023.
Educomunicação é uma metodologia que reúne o universo da educação e da comunicação para a promoção de práticas de aprendizagem e desenvolvimento.
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