Neste artigo falaremos tudo o que você precisa saber para começar a obter resultados com Treinamentos para equipe de vendas. Afinal de contas, para que a empresa continue crescendo, é necessário, em certo momento, aumentar suas vendas e, portanto, investir em Treinamentos para equipe de vendas. Então vamos verificar como essa capacitação de vendas funciona? Continue com a leitura para mais detalhes!
Quais são os principais tipos de treinamento de vendas?
A depender das metas da empresa e das demandas existentes na equipe de vendas, existem diversos tipos de treinamentos que podem ser realizados após a conclusão do seu levantamento de necessidades de treinamento. Alguns dos principais treinamentos de vendas são:
Treinamento de produto ou serviço
O foco desse treinamento de venda, também usado em treinamentos de atendimento ao cliente, é fazer com que os colaboradores aprendam acerca dos produtos ou serviços que a empresa oferece.
Esse conhecimento deve aprofundar todos os detalhes, as vantagens e as prerrogativas que destacam as soluções da empresa no mercado, bem como possíveis contradições que apareçam.
Quando um treinamento de venda com esse foco é realizado, a equipe passa a ser mais eficiente e convincente diante dos clientes.
Treinamento de técnicas de vendas
Aqui a equipe vai aprender sobre as técnicas e estratégias mais engajadoras para aprimorar suas skills durante a transação e a contratação.
Essas técnicas podem ser: vendas consultivas, vendas baseadas em valor, negociação, abordagem de vendas em canais diversos etc.
Treinamento de habilidades de comunicação
Você deve concordar que a comunicação é a ferramenta mais relevante para um vendedor, certo? Então desenvolver a habilidade de se comunicar é prioridade.
Esse tipo de treinamento de vendas procura evoluir nos colaboradores as habilidades de comunicação que envolvem: escuta ativa, empatia, capacidade de se expressão com clareza e convencimento, saber expor etc.
Treinamento de habilidades interpessoais
Saber se relacionar com outras pessoas, nesse caso específico, os clientes, é garantia de eficácia nas vendas da empresa.
Treinar essas habilidades permite que os colaboradores se aproximem dos clientes, desenvolvendo uma relação afirmativa e otimista, procurando o que o cliente procura e por quê. Esse é um tipo de treinamento que pode ser realizado in company.
Gestão de tempo e organização
Você deve saber que atuar na equipe de vendas é ter que gerenciar diversas atividades, além dos clientes e das metas a serem cumpridas. Então como conseguir fazer dessa uma gestão eficaz?
Esse tipo de treinamento de vendas possibilita que os colaboradores entendam o que deve ser prioridade na atuação e como potencializar o tempo para alcançar resultados mais positivos.
Treinamento de ferramentas e tecnologia
É fato que as inovações tecnológicas não param de acontecer. Por isso, é essencial que os colaboradores saibam lidar com as ferramentas tecnológicas e demais sistemas que a empresa utilize em sua rotina.
Geralmente esse tipo de treinamento de venda engloba: gamificação em vendas, análise de dados, automação de vendas, mídias sociais como fonte de prospecção e engajamento dos clientes.
Desenvolvimento de liderança e gestão
Caso na equipe de vendas existam colaboradores que estejam sendo treinados para cargos de liderança, ou mesmo aqueles que já são líderes, esse é um tipo de treinamento necessário.
O foco desse treinamento de vendas é permitir que sejam evoluídas as skills de lideranças, tomadas de decisão e habilidade de gestão de equipe.
Apesar de serem esses que citamos acima os principais tipos de treinamento de vendas, não deve ser deixada de lado a análise dos objetivos particulares da sua empresa para, assim, saber quais os treinamentos que mais correspondem.
Qual a importância de investir no treinamento de vendas para as equipes?
Os benefícios de investir em treinamento de vendas são inúmeros! Confira abaixo alguns dos principais:
- Melhora o desempenho: o treinamento de vendas ajuda a evoluir as skills que os colaboradores da equipe de vendas necessitam para aprimorar sua performance. Quando o colaborador desenvolve mais profundidade acerca das soluções que a empresa oferta, pode ter mais facilidade para contratar novos negócios.
- Aumenta a satisfação do cliente: se os colaboradores têm acesso a bons treinamentos, podem se comunicar melhor e atender com mais qualidade as demandas dos clientes. A partir daí, é entregue uma experiência mais positiva, com clientes mais satisfeitos.
- Retenção de funcionários: quando o colaborador percebe que existe um investimento em treinamento, se sentem mais valorizados e passam a se envolver cada vez mais com a empresa. Daí deriva a redução na rotatividade dos profissionais e menos gastos com onboarding e novas contratações.
Mais motivos para investir tem treinamentos de vendas
- Aumenta a competitividade: com uma equipe capacitada, não demora para que a empresa seja destaque entre a concorrência.
- Crescimento da empresa: quando a empresa aposta e investe em T&D, as vendas disparam e, é claro, a receita da empresa aumenta. Como resultado, a empresa cresce e se desenvolve.
Agora que você já conhece os tipos de treinamento de vendas e as vantagens de implementá-lo, só falta aprender como fazer. Abaixo, entregamos algumas dicas para facilitar o seu processo, observe:
Como fazer um treinamento de vendas?
- Defina os objetivos do treinamento
O que você pretende quando for realizar o treinamento de vendas? Qual a meta a ser alcançada?
Por exemplo, o foco é aprimorar a comunicação dos colaboradores com os clientes, ou conseguir fechar mais vendas, ou aprofundar acerca dos produtos e serviços etc. - Analise as necessidades
Procure identificar quais os pontos que precisam de atenção e quais as skills que precisam ser aprimoradas. Como fazer isso?
Através de pesquisas, avaliações de desempenho, feedbacks etc. - Desenvolva o conteúdo do treinamento
Uma vez que você já tem os objetivos e as necessidades identificados, é o hora de focar em quais serão os temas dos treinamentos.
Aqui, você não pode deixar de fora pontos considerados importantes, como técnicas de vendas, comunicação e outras skills que sejam relevantes para que a equipe possa decolar. - Escolha os métodos de treinamento
Quais ferramentas você vai utilizar quando aplicar os treinamentos? As possibilidades são várias, de acordo com aquele que sua equipe melhor se adequar: treinamento online, presencial, workshop, simulações etc.
- Estabeleça um cronograma e logística
Não dá para começar um treinamento de vendas sem estabelecer um período de duração, com qual frequência será realizado, onde etc.
Tudo isso deve ser levantado considerando as possibilidades da equipe a ser treinada. - Implemente o treinamento
Por fim, é chegado o momento da execução de fato. Coloque em prática tudo o que foi estruturado e analise a performance da equipe.
Esteja disposto a entender e identificar possíveis pontos de ajuste, caso julgue necessário. - Faça avaliação e feedback
Depois de realizado o treinamento, você deve avaliar todos os pontos tendo em mente as metas delineadas previamente.
Procure um retorno dos colaboradores para saber identificar possíveis apontamentos que auxiliem na evolução dos próximos treinamentos a serem realizados. - Monitore e ajuste
Não deixe de estar sempre observando a performance da equipe após o treinamento de vendas, ajustando o que for preciso.
E lembre-se: quando mais treinamentos forem realizados, mais sucesso a empresa terá.
Não deixe de lado essas etapas que sugerimos, com certeza facilitarão o seu processo de implementação de um treinamento de vendas, que será objeto de destaque, sem dúvidas!
Um case da Vero
Veja abaixo como a Vero utilizou o Konquest, a plataforma LMS ou LXP da Keeps para facilitar o treinamento de vendas da empresa. Caso prefira ler, o artigo completo você encontra aqui.
Perguntas frequentes sobre Treinamento de Vendas:
1. Elabore dinâmicas em equipe: procure sempre estimular o raciocínio rápido da equipe realizando dinâmicas entre eles, mostrando uma abordagem eficaz e também apresentando quais são as perguntas básicas que podem ser feitas aos clientes.
2. Deixe clara a necessidade de organizar o tempo: explique que o ideal é o profissional se programar para prospectar bastante no início da meta para não correr o risco de fechar o mês no vermelho.
3. Desenvolva workshops: mostrar as novidades dos seus produtos é quase uma obrigação de qualquer empresa.
4. Aprimore a comunicação escrita e verbal: utilizar o português de forma incorreta durante as conversas também pode causar uma má impressão com os clientes.
Alguns dos principais motivos para apostar nos Treinamentos para Equipe de vendas são:
– Quando os funcionários são estimulados, o desempenho melhora;
– Aumento nos índices de retenção de talentos;
– Melhora da imagem para o negócio.