Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Andragogia: métodos de capacitação no ensino corporativo

 Por: |  Publicado em 02/08/2021 |  Atualizado em 04/08/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Andragogia

Na atualidade, é normal ver adultos interessados em voltar a estudar. Seja pela vontade de terminar os estudos, como também o desejo de obter mais conhecimento e capacitação para atuar no seu ambiente de trabalho.

Assim, inúmeras pessoas com a sua jornada mais avançada buscam locais para se integrarem neste processo educacional que chamamos de andragogia. Sendo essa uma ala especialmente dedicada aos adultos que tenham esse anseio pela formação. Sendo contemplada com metodologias ativas únicas e didáticas diferenciadas para o seu público específico.

Portanto, neste post, iremos expor sobre esse método de aprendizagem, focando no ambiente corporativo. Vamos especificar os seus objetivos, princípios e aplicação dentro de uma empresa.

Stickers made by Stickers from www.flaticon.com

O que é andragogia?

Como exposto, a andragogia se refere ao setor das ciências da educação que trabalha especialmente com adultos. Portanto, não deve ser confundida com a pedagogia (método aplicado com foco na figura do docente). Ou também, com a heutagogia (método que enfatiza o conteúdo determinado pelos discentes).

A andragogia possui algumas particularidades, pois ela busca ressaltar a experiência de cada discente. Pois cada um traz consigo uma bagagem de conhecimento maior do que a de alguém no início de sua jornada.

No mais, para o seu desenvolvimento é preciso profissionais capazes de orientar e de trazer conteúdos relevantes para estes adultos. Desta forma, motivando e estimulando a vontade de aprender determinados assuntos, principalmente aqueles que possuem aplicação pessoal ou profissional.

Assim, este processo educacional permite enfatizar as necessidades das pessoas que o buscam. Complementando, muitas vezes, as habilidades que cada uma delas possui dentro de sua empresa, por exemplo. Atualmente, a andragogia pode ser implementada dentro do ambiente corporativo. Seja trazendo cursos, palestras ou treinamentos que se relacionem com as atividades realizadas na sua jornada diária.

Princípios da andragogia

Com a andragogia crescendo cada dia mais empresas, é necessário entender os seus princípios de funcionamento, para que assim se torne mais fácil a sua aplicação e proporcione mais compreensão sobre os seus objetivos. Portanto, separamos para você, leitor, os fundamentos da andragogia, são eles:

Finalidade

A priori, é imprescindível para o gestor de um programa de aprendizado, seja ele de qualquer caráter, entender qual é a finalidade deste projeto. Ou seja, qual é o objetivo final de implementar esta metodologia dentro da sua organização, quais benefícios irá trazer e qual impacto causará nos colaboradores participantes.

Percepção dos colaboradores

Após obter a noção básica da necessidade e da desenvoltura da andragogia dentro do processo educacional corporativo, é preciso entender a realidade dos colaboradores. Desde seu interesse em aprender, suas habilidades, sua noção de mundo até, principalmente, sua formação acadêmica. Para que haja, deste modo, um plano de ensino bem elaborado e integrado dentro das competências já adquiridas, sem fugir da percepção sobre educação dos discentes.

Conhecimento já adquirido

Uma das particularidades essenciais da andragogia é o fato de ser aplicada com adultos, todavia, a aprendizagem se modifica quando se trata de pessoas com uma bagagem própria de experiências. Portanto, é fundamental aplicar estes conhecimentos dentro dos treinamentos, proporcionando maior domínio das informações e integração dos conteúdos abordados, fazendo com que os colaboradores se sintam parte de um todo e interajam melhor com os conteúdos trabalhados.

Quais os objetivos da andragogia?

Como todos os outros métodos de aprendizagem, a andragogia tem o seu objetivo comum: a transferência de conhecimento. Isto é, nela possui um mediador das informações e ele é responsável por orientar e apresentar alguns dados importantes para o término do curso.

Além de transmitir e mediar saberes, o docente deste tipo de treinamento e desenvolvimento tem como função a percepção geral das necessidades. Assim, precisando trazer informações que sejam relevantes para a motivação dos estudantes.

Dentro do ambiente corporativo, por exemplo, o objetivo vai além do conhecimento adquirido. Ele se dá, também, pela prática do mesmo dentro do ambiente de trabalho. Logo, o que é apresentado no curso ou treinamento deve ser aplicável a jornada de trabalho específica de cada colaborador. Visando o melhor desempenho, o aumento da produtividade e, até mesmo, a ascensão de cargo.

Aplicações da andragogia na educação corporativa

No cenário atual, com o desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem cada dia mais avançadas, o mercado de trabalho vem se tornando gradativamente mais rígido e suas vagas mais escassas. Isso se dá, especialmente, pela qualificação da mão de obra e a diminuição do índice de rotatividade nas empresas.

A andragogia, por sua vez, possui um papel fundamental nesta mudança, uma vez que entende a rotina de uma pessoa adulta e proporciona cargas horárias flexíveis. Ou seja, ela combate o principal inimigo da vida de um colaborador adulto: o tempo.

Logo, cursos, treinamentos e workshops devem ser pré-determinados pela organização para que se encaixe, pelo menos na maioria, das rotinas dos funcionários. Abordando o maior número possível e capacitando cada um dentro de suas atividades exercidas, gerando maior desempenho e habilidade, formando, assim, uma equipe qualificada ao mercado e diminuindo a rotatividade de colaboradores.

Educação Corporativa = Andragogia

Se a andragogia é um conceito que abrange o ensino de adultos, as organizações podem utilizar esses princípios no planejamento estratégico de cursos e treinamentos. A educação corporativa pode considerar o uso novas abordagens e metodologias ativas de aprendizagem, pensadas especificamente para o público-alvo, nesse caso de adultos.

Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras para Educação Corporativa, cumprindo nosso propósito de ajudar as organizações a desenvolver e impulsionar o conhecimento. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem ativa, que visa a autonomia dos colaboradores, com uma experiência guiada para resultados.

Além disso, a gestão do tempo e do conhecimento é facilitada pelo uso da tecnologia, com recursos de inteligência artificial, algoritmos precisos e análise de Big Data, utilizando o Learning Analytics. Na prática, significa que os gestores podem acessar relatórios atualizados em tempo real, com todos os resultados do programa de treinamento.

A LXP da Keeps fornece dados personalizados, com desempenho e performance dos colaboradores, tanto individual quanto por curso. A ferramenta gera gráficos que facilitam a compreensão e apresentação dos resultados, além de disponibilizar uma base sólida de dados que sirvam de parâmetro também para mensurar o ROI de treinamento.

Visite a nossa página e conheça as nossas plataformas: KonquestGameUp e SmartZap.

Na Keeps, a sua empresa sempre encontra um jeito simples de capacitar.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×