Tipos de avaliação de desempenho: conheça os principais!
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa avaliar a contribuição de um colaborador a empresa.
Todo treinamento é planejado de acordo com metas específicas. E a avaliação de resultados é um processo fundamental que ajuda a garantir que essas metas foram atingidas, além de indicar a contribuição dos treinamentos no lucro geral da empresa. Neste artigo entregaremos mais detalhes sobre a avaliação de resultados e sua utilização. Continue lendo!
A avaliação de resultados é um tipo de indicador que demonstra como os resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento impactam a empresa.
Portanto, a ferramenta para avaliação de resultados observa se as metas desejadas foram atingidas, bem como se houve melhoria nos processos, no desempenho da empresa e se houve crescimento do lucro geral.
Donald Kirkpatrick, ex-presidente da Associação Americana de Treinamento e Desenvolvimento, criou um modelo de avaliação de formação que envolve quatro níveis.
Todos os níveis permitem que os gestores tenham uma visão mais completa dos efeitos de um treinamento dentro da empresa, o impacto nos seus colaboradores e ainda, sobre questões financeiras e estruturais.
Os quatro níveis são:
Esse nível avalia a satisfação dos colaboradores em relação a um treinamento e sua reação ao método de ensino, aos materiais passados, à estrutura do local de aplicação, aos facilitadores do aprendizado e muitos outros fatores relacionados.
Esses fatores formam a impressão dos estudantes sobre a qualidade e eficiência do programa de treinamento e desenvolvimento.
Essa avaliação, geralmente, é feita por meio de formulários, onde os colaboradores avaliam as características do treinamento, verbalmente ou por feedbacks dados aos realizadores do programa.
Considerar a reação é uma parte importante da avaliação de formação, e por isso deve ser feita de modo mais profundo.
Já o nível de aprendizado, monitora se os colaboradores realmente conseguiram adquirir ou melhorar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes após um treinamento.
Esse tipo de avaliação geralmente é aplicado antes e depois do treinamento, para mensurar a diferença de competência.
O melhor método para avaliar o nível de aprendizado dos colaboradores é a aplicação de testes e provas sobre o conteúdo passado.
Em caso de temas mais complexos, é possível testar o aluno por meio de simulações práticas, onde ele tem que aplicar o novo conhecimento em uma situação rotineira da empresa.
Enquanto a avaliação de aprendizado foca nas competências adquiridas durante o treinamento, a avaliação de comportamento vai monitorar se o colaborador está realmente usando o que aprendeu no seu cotidiano dentro da empresa.
Esse nível é normalmente aplicado por avaliações de desempenho, que monitoram o trabalho dos colaboradores, incluindo a forma como utilizam o conteúdo aprendido nos treinamentos e também se ele contribuiu para torná-los profissionais melhores.
As avaliações de desempenho se dividem em vários tipos, cada uma com foco em um aspecto do colaborador.
Este é um processo complexo e importante para a empresa, por isso deve ser feito corretamente.
Por fim, temos a avaliação de resultados que é a mais importante de todas, pois é a única que não foca apenas no colaborador, e sim em todos os efeitos na empresa após um programa de treinamento, principalmente em relação ao lucro gerado.
O principal modo de mensurar a eficiência dos resultados gerados com o treinamento é fazer uma análise de custo-benefício, ou seja, mensurando o ROI (Retorno Sobre Investimento).
Esse tipo de indicador reúne todos os gastos do programa de T&D e os compara com o lucro obtido graças à melhoria no desempenho dos colaboradores.
Essa diferença entre ganho e custo é quanto o treinamento rendeu.
A avaliação de resultados é a mais importante dos quatro níveis de Kirkpatrick.
Mas, o que exatamente ela faz? Quais são os benefícios trazidos à empresa? Para entender a importância dessa avaliação, reunimos abaixo seus principais benefícios, confira!
Como cada treinamento tem suas caraterísticas e diferenças, seus resultados são únicos.
Por isso, é fundamental saber como fazer uma avaliação de resultados corretamente, para assim obter os melhores resultados.
Alguns passos podem ser seguidos para garantir a completa eficiência da aplicação da avaliação:
Todo treinamento deve ser realizado tendo em vista a resolução de um problema. Ou seja, treinamentos surgem a partir de necessidades e não o contrário.
Antes de sair por aí capacitando todos os colaboradores e parceiros, defina metas e objetivos.
Dessa forma, ao fazer a avaliação de resultados no futuro, ficará muito mais fácil saber os benefícios conquistados, porque as metas e objetivos tornam os resultados mais tangíveis.
Como garantir que as metas foram atingidas de acordo com o planejado?
Para isso, os responsáveis pela avaliação devem escolher parâmetros para analisar os resultados.
Esses parâmetros podem ser:
Os parâmetros serão usados para avaliar todos os pontos do resultado de um treinamento, além do lucro por si só.
Sendo assim, a avaliação é feita da seguinte forma:
Com as metas e os parâmetros definidos, fica mais fácil fazer a avaliação dos resultados propriamente dita.
Sendo assim, para entender melhor, podemos usar um exemplo:
Digamos que um treinamento foi aplicado no setor de desenvolvimento da empresa, e em seguida a equipe teve que desenvolver um novo software.
Neste caso, a programação foi feita com mais agilidade e o produto foi lançado antes do prazo de entrega, cumprindo todas as exigências.
No entanto, a qualidade não era muito boa e o software apresentava muitos erros em sua execução.
Então, em um teste grátis, clientes em potencial notaram esses problemas e desistiram da compra.
Aplicando os parâmetros mostrados anteriormente a esse exemplo, seria possível concluir de forma material que o treinamento não trouxe bons resultados, ao invés de ficar no nível das suposições.
O resultado do treinamento apareceu em pouco tempo, no entanto, trouxe poucos benefícios para a empresa e prejudicou o desempenho da equipe de desenvolvimento e de suas entregas.
O impacto foi forte, porém negativo.
Perceba que todo esse esforço circula ao redor de um programa de treinamento e desenvolvimento, uma prática muito importante.
Porém, ainda existem muitas empresas que não investem em treinamentos por acharem que não é importante, ou então por não saberem como aplicar.
Muitas empresas têm investido em tecnologias de automatização, como softwares de avaliação de desempenho 4.0.
Além de automatizar diversas etapas da avaliação de desempenho, reduzindo o tempo de criação e recebimento de respostas, essas inovações tecnológicas também diminuem pela metade o tempo da avaliação de resultados.
Isso porque geram relatórios automáticos e contam com dashboards intuitivos, que oferecem uma visão rápida e em tempo real sobre o histórico de cada colaborador.
Dessa forma, é possível enxergar com mais facilidade quais são os desafios e facilidades de cada membro do time, o que também facilita a vida do RH na hora de gerar insights e apresentar os resultados para as lideranças da empresa.
O Learning Analytics é a principal ferramenta para Avaliações de Resultados na Educação Corporativa. Logo, é também um dos grandes diferenciais do Konquest, a Plataforma LXP da Keeps.
Seja na Gestão do Conhecimento organizacional, na Avaliação de Resultados dos colaboradores em determinado curso ou treinamento, ou na mensuração do ROI de T&D, o Learning Analytics é um valioso recurso para você Gestor.
O Learning Analytics coleta todos os dados de aprendizagem do Konquest e emite relatórios personalizados, para substanciar a gestão do conhecimento, através da avaliação resultados corporativos.
Um grande volume de informações é reunido e interpretado pela Inteligência Artificial, a partir das interações dos usuários na plataforma LXP do Konquest, com objetivo de oferecer uma experiência de aprendizagem ativa e acelerar treinamentos.
Com simplicidade e agilidade na criação de cursos e uma gestão eficiente, é possível gerar mais conhecimento, em menos tempo e com menor custo.
Uma avaliação de resultados é uma análise que visa indicar, através de dados precisos, quais os resultados obtidos pelos colaboradores de uma empresa após a conclusão de seus programas de treinamento e desenvolvimento.
Defina metas e objetivos: dessa forma, ao fazer a avaliação, ficará muito mais fácil saber os benefícios conquistados, porque as metas e objetivos tornam os resultados mais tangíveis.
Escolha os parâmetros de avaliação: os parâmetros serão usados para avaliar todos os pontos do resultado de um treinamento, além do lucro por si só.
Analise os dados coletados: com as metas e os parâmetros definidos, fica mais fácil fazer a avaliação dos resultados propriamente dita.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa avaliar a contribuição de um colaborador a empresa.
Curva do esquecimento é o nome que se dá a um fenômeno natural inerente ao ser humano, que consiste em esquecer um conteúdo aprendido.
Indicadores de treinamento são métricas que evidenciam a qualidade dos treinamentos realizados no ambiente corporativo.
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