Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Plataformas de Microlearning acelerando treinamentos corporativos

 Por: |  Publicado em 12/06/2020 |  Atualizado em 22/12/2020 |  Tempo de leitura 13 minutos

microlearning empresas

O microlearning tem se mostrado um valioso recurso para educação corporativa, por seu caráter prático, acessível e inovador, que prioriza a aprendizagem ágil. Neste post, iremos nos aprofundar na compreensão desse conceito, afim de esclarecer quando e como implementar o microlearning nas empresas. Quem sabe, seja de fato o momento correto para atualizar o seu programa de treinamentos e começar a utilizar essas metodologias ativas, com apoio da tecnologia, para desenvolver ações de Educação Corporativa de modo mais eficaz.

Continue conosco e boa leitura!

O que é Microlearning?

O microlearning na educação consiste, basicamente, na transmissão do conhecimento de curto prazo através de doses ou pílulas de aprendizagem, que dividem conteúdos amplos em frações contendo linguagem simples e direta, com informações sintéticas e objetivas. Trata-se de uma abordagem de ensino prática, acessível e inovadora, a qual se propõe à aprimorar os processos e tornar a aprendizagem ágil. Por consequência, também se forma uma gama muito maior e complexa de conhecimentos, justamente a partir da soma dessas informações breves, assertivas e de fácil assimilação.

Quais são os benefícios do Microlearning?

Abaixo, listamos as principais vantagens de utilizar uma plataforma de microlearning corporativo.

Curto prazo

Na essência do microlearning reside a percepção de que um treinamento enxuto é ideal para despertar o interesse dos usuários, mas sobretudo, captar e manter sua atenção. Sem falar que otimizar o tempo dos colaboradores, com atividades mais acessíveis e interessantes, aumenta, por consequência, o engajamento nas ações de Educação Corporativa.

Menor custo

Por ser um modelo descomplicado, o microlearning nas empresas é mais barato de desenvolver e fácil de implementar. Principalmente, se pensarmos no processo de onboarding de um colaborador ou em um treinamento simultâneo para muitos colaboradores, ou com pessoas de diferentes lugares. Também reduz os custos indiretamente, diminuindo o tempo de treinamento e de forma alinhada à rotina profissional dos colaboradores.

Multimídia

O microlearning é multimídia tanto na forma de acesso quanto de consumo dos conteúdos gerados. Desse modo, as informações podem ser acessadas via computadores, tablets ou smartphones. Ao mesmo tempo, os materiais podem ser compartilhados utilizando recursos de gamificação, vídeos, podcasts, design gráfico, animação, entre outros.

Personalizado e sob demanda

O desenvolvimento e a abordagem das plataformas de microlearning são pensadas para a criação de conteúdos altamente personalizados, considerando as demandas específicas de cada treinamento e amplamente focadas na experiência de aprendizagem dos usuários. Isto é: numa plataforma de microlearning é possível transmitir o que se deseja desde o primeiro momento. Seja sobre a identidade e os valores da empresa, ou propostas que visem associar a teoria e a prática na rotina de trabalho e no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Fácil implementação

As ações utilizando microlearning na Educação Corporativa são rapidamente desenvolvidas e amplamente aceitas pelas pessoas. O que se justifica, devido à maneira como esses treinamentos se encaixam na rotina dos colaboradores, por meio de interfaces intuitivas e ferramentas de domínio simples ou até mesmo já conhecidos. Isso sem dúvidas acelera e facilita o processo de ensino-aprendizagem, de quebra, aumentando o engajamento da equipe.

Como usar microlearning nas empresas?

Microlearning na educação

Conforme visto, as ferramentas de microlearning na educação podem ser implementadas de diferentes maneiras e em formatos multiplataforma. Na sequência, apresentamos alguns exemplos:

E-learning

E-learning significa aprendizado eletrônico e representa abordagens de ensino à distância. Ou seja, em ambientes online, a partir de recursos de tecnologia da informação e comunicação, como uma plataforma LXP.

Blended-learning (B-learning)

Derivado do e-learning, o blended learning é um sistema de ensino híbrido, ou semi presencial. Nesse sentido, assim como no e-learning, a maior parte dos conteúdos é transmitido em plataformas online de aprendizagem.

No entanto, esse formato “blended”, ou misto, requer necessariamente alguma etapa presencial, dentro de uma ação completa de educação corporativa.

Pílulas de Conhecimento

O conceito de Pílula do Conhecimento abrange o próprio conteúdo em si, compartilhado com os usuários. Esses materiais são curtos, apresentam linguagem acessível, formatos interativos e de fácil consumo e compreensão.

A partir dessas definições, podemos afirmar que o microlearning na educação é, em suma, a abordagem ou estratégia de ensino.

Paralelamente, o E-learning e o B-learning oferecem os ambientes online de aprendizagem onde essa estratégia é colocada em prática. Já as pílulas do conhecimento, são os modelos de conteúdo pensados para que a estratégia de treinamento seja implementada nas plataformas de aprendizagem.

Quando utilizar uma plataforma de Microlearning?

A utilização das ferramentas com microlearning nas empresas pode ser uma estratégia variada, que permite a busca por diferentes objetivos. Mesmo assim, buscamos listar os principais entre eles:

Ações contínuas

Por seu formato que conjuga flexibilidade, portabilidade e interatividade, o microlearning nas empresas encaixa perfeitamente com o planejamento de ações contínuas. Dessa forma, é possível buscar o aperfeiçoamento profissional constante, alinhando educação e capacitação com engajamento e participação dos colaboradores.

A soma desses fatores é essencial para o sucesso de ações de Educação Corporativa.

Transmissão de conhecimentos específicos

O uso do microlearning nas empresas é ideal para atender demandas específicas de educação e capacitação. Por exemplo, atualizar a equipe sobre os procedimentos internos, fazer onboarding de novos colaboradores, ou resolver dúvidas frequentes e falhas de procedimento.

Ajustes e complementos de treinamento

A aplicação do microlearning significa um recurso muito útil para reforçar informações pontuais e específicas de cada ação de treinamento e desenvolvimento. Também serve para reformular as estratégias de educação corporativa, buscando otimizar e acelerar esses processos, aparando as arestas necessárias e impulsionando habilidades e atitudes alinhadas com os objetivos e valores da empresa.

Banco de dados

Nas plataformas de microlearning os conteúdos são compartilhados de maneira virtual, de modo a criar um banco de dados onde os usuários podem resgatar essas informações de modo acessível, sempre que necessário. Bem como os gestores podem acessar em tempo real, os resultados obtidos nessas ações de educação e capacitação.

Qual será o papel do microlearning nos próximos anos?

Conforme um excelente artigo da Medium sobre a utilização do microlearning na educação, “há razões para acreditar que o microlearning vai ganhar proporções significativas nos próximos anos e substituir os modelos padrões de aprendizagem, que em sua grande maioria são ineficientes e demandam muito tempo para alcançar resultados”.

Para se ter noção da complexidade do tema, análises como essa são pautadas por inovações tecnológicas que aliam recursos de Inteligência Artificial, algoritmos e métricas precisas, desenvolvidos com base no comportamento humano e em conhecimentos de neurociência. As plataformas de microlearning, por exemplo, são programadas levando em conta a capacidade de foco do ser humano por um determinado período de tempo.

E quanto ao microlearning nas empresas?

O ponto de partida se dá pela influência das novas tecnologias sobre o comportamento humano, uma vez que o microlearning é desenvolvido justamente a partir da nossa forma de pensar e agir. Com isso, estamos cada vez mais conectados e municiados de informações e conteúdos dos mais diversos formatos e temas.

Sob esta ótica, milhões de pessoas hoje no mundo utilizam diferentes ferramentas para consumo de conteúdo digital. Isso pode ocorrer através de celulares, notebooks, tablets, leitores como o Kindle, enfim, são inúmeras possibilidades. Portanto, é nesse cenário em que estão cada vez mais inseridas as plataformas de microlearning nas empresas.

Como implementar o Microlearning na minha empresa?

O microlearning, como sabemos, é um recurso altamente versátil e multimídia. Por essas razões, compreenda-se que não há uma única fórmula para determinar a implementação dessas plataformas de aprendizagem.

Plataforma microlearning

No entanto, existem algumas questões-chave que os Coordenadores de T&D junto aos gestores de RH, devem analisar atentamente, antes de implementar o microlearning em definitivo nas suas empresas. Vejamos essas questões-chave a seguir:

Definição de metas

O primeiro passo de qualquer ação corporativa é um bom planejamento estratégico, de preferência, com todo o time envolvido. É necessário organizar de forma clara os objetivos centrais de cada ação, para definir assertivamente o que se espera dos treinamentos. Os colaboradores precisam ter isso claro quando apresentados a uma nova abordagem de ensino e capacitação.

Nessa linha, quais são os objetivos estratégicos da empresa? Desenvolver uma ação complementar de educação? Fazer Onboarding de novos colaboradores? Atualizar procedimentos internos? Enfim, são muitas possibilidades. Todavia, antes de implementar uma plataforma de microlearning na empresa, essa questão inicial precisa estar bem definida.

Seleção de conteúdos

Nessa etapa, os gestores já estão familiarizados com o universo do microlearning na educação. Portanto, agora é o momento de analisar e selecionar os conteúdos que serão compartilhados nos treinamentos, considerando os formatos os quais já abordamos.

Desse modo, é necessário gerar conteúdos ágeis, ou transformá-los em frações menores, de fácil e breve assimilação. A linguagem deve ser simples e direta, para que haja de fato a total compreensão por parte dos colaboradores.

Esses adjetivos são fundamentais para a criação desses conteúdos, visando sempre alcançar os objetivos estratégicos da empresa, a partir do êxito na transmissão do conhecimento e do engajamento dos colaboradores. Vale lembrar que a meta é conquistar eficiência em curto prazo, otimizando a interação dos usuários e reduzindo custos de treinamento.

Escolha da plataforma

A flexibilidade do microlearning na educação permite aos Coordenadores de T&D e gestores de RH analisarem diferentes abordagens de treinamento. As características de cada ferramenta e as demandas específicas de cada treinamento é que definirão a melhor plataforma de microlearning a ser implementada.

Aliás, para implementar o modelo ideal de microlearning, certamente vale a pena analisar todas as possibilidades multiplataforma que esse recurso oferece.

Em especial, podemos destacar àquelas plataformas de microlearning baseadas em mobile learnning, gamificação e ambientes LXP de ensino. Com elas, é possível trabalhar todos os conteúdos em diversos formatos. Seja com vídeos ou podcasts, games interativos, pequenos artigos e até mensagens de WhatsApp.

A soma dessas interações tornam o conhecimento interessante e os treinamentos mais assertivos, o que por sua vez, tende a gerar melhores resultados. Ainda cabe lembrar que os resultados podem ser mensurados e analisados quantitativa e qualitativamente, de maneira altamente personalizada. Tudo isso, ainda, colocando os usuários no centro da experiência de aprendizagem.

São coisas que apenas tecnologias pensadas para o ser humano podem proporcionar.

Soluções da Keeps com microlearning

A Keeps desenvolve diferentes tecnologias LXP inovadoras, incrivelmente acessíveis e que irão ajudar gestores de RH e coordenadores de T&D a implementarem novas abordagens em suas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D). Confira a seguir:

O SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários, facilitando a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores já dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático, diminuindo a resistência e melhorando a comunicação, de modo a aproximar as relações de trabalho e promover a aprendizagem ativa.

Com o SmartZap é possível descomplicar treinamentos através de uma experiência de aprendizagem engajadora, rápida e simples pelo WhatsApp!

É possível criar minicursos com todos os tipos de conteúdo, de modo simples e ágil, oferecendo liberdade total para os usuários, disponibilizando treinamentos na palma da mão. Portanto, no SmartZap, o colaborador recebe o curso no próprio WhatsApp, tendo a liberdade para evoluir conforme seu ritmo, rotina de trabalho e engajamento.

Também vale destacar que todas as ações são medidas e controladas, através de uma robusta base de dados personalizada, que fornece relatórios em tempo real.

O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, no formato de Quiz, o qual torna o aprendizado muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com a ajuda de vídeos explicativos para auxiliar colaboradores a esclarecer suas dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

GameUp oferece capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Com um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa.

Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.

Dentro do universo LXP o Konquest é o coração da plataforma. Trata-se de uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa. O Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a autoria e estimula o social learning. Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

Konquest ainda combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Com um ensino personalizável, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

Criando multiplicadores de conhecimento, não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso. Essa simplicidade de autoria somada ao auxílio da inteligência artificial facilita o protagonismo do colaborador na disseminação dos conhecimentos.

O ensino personalizado do Konquest entende o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos para gerar recomendações personalizadas. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que a pessoa mais gosta de interagir.

Aprendizagem ágil

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

Por fim, cabe lembrar que todas as ações são medidas e controladas. Portanto, você como Coordenador de T&D ou Gestor de RH, terá o resultado de toda esta jornada, conseguindo visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, também seja individualmente ou por curso.

O futuro move o time da Keeps a desenvolver o mais completo universo de microlearning, com Mobile Learning, Gamificação e LXP, com foco na Educação Corporativa! Nosso desafio é continuar atendendo às demandas das empresas parceiras, conectando as pessoas e interagindo por meio de novas propostas e abordagens de experiência de aprendizagem.

Solicite uma demonstração gratuita com a Keeps e venha desenvolver conosco as soluções para o futuro!

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×