O onboarding, também chamado de treinamento de integração, é um procedimento essencial para recepcionar os novos colaboradores, apresentando-lhes a cultura e os valores da empresa, para que a produtividade esperada seja concretizada o quanto antes. Mas e sobre a curva de aprendizagem nos processos de onboarding?
Nesse contexto, a curva de aprendizagem surge um modelo através do qual é possível a representação gráfica de como os colaboradores absorvem esse conhecimento. E o que quer dizer a otimização da curva de aprendizagem? Estamos falando do aceleramento do aprendizado e do aprimoramento da eficiência dos programas de treinamento, como o onboarding.
Quais estratégias o RH pode utilizar para otimizar a curva de aprendizagem nos processos de onboarding?
Entendimento das necessidades do colaborador
O que o novo colaborador vai necessitar no processo de aprendizagem para a integração com a empresa? O que ele precisa para agregar à equipe e conseguir cumprir suas demandas com eficácia?
Essas respostas você conseguirá aplicando questionários, realizando entrevista e, claro, conversando com o gestor direto daquele profissional.
Material de boas-vindas e recursos preparatórios
Entregue manuais, vídeos, apresentações que funcionem até mesmo como uma sala de aula invertida. Ou proporcione um treinamento de integração via WhatsApp, utilizando soluções como o SmartZap da Keeps, onde todo o onboarding pode acontecer pelo aplicativo.
O SmartZap possibilita aos novos colaboradores uma “rampagem” mais célere e eficaz, com o treinamento realizado no seu próprio tempo e em qualquer lugar, antes do começo formal do trabalho.
Programas de mentoria na curva de aprendizagem nos processos de onboarding
Aposte nos colaboradores mais experientes e com aptidão para ensinar e faça um pareamento com os novos colaboradores.
Esses mentores podem funcionar como um passo a mais na adaptação, solucionando possíveis dúvidas e ajudando no direcionamento.
Formação modular e gradual
Elabore o treinamento estruturando-o em módulos que facilitem a administração do conteúdo e avaliação dos novos colaboradores. Desse modo, em etapas menores, o aprendizado é mais leve e passível de absorção com mais clareza.
Feedback contínuo
Como em todo treinamento, o onboarding precisa de feedback constante, afinal, apenas desse modo poderão ser melhorados os comportamentos/práticas e também fortalecido o que houver de positivo.
Métodos de aprendizagem variados
Cada pessoa tem seu método individual de aprendizado, uma vez que são diversos os estilos de aprendizagem, certo? Por isso, tente variar os processos de ensino-aprendizado do seu onboarding.
Invista em apostilas, pdf, mas também áudios, vídeos, gamificação, debates etc. Assim, é garantido o alcance a um grupo maior de pessoas.
Ambiente de aprendizagem seguro
Deixe claro desde o início que aquele ambiente é um ambiente receptivo, respeitoso e seguro.
Se forem cometidos erros durante o treinamento, está tudo bem. Os novos colaboradores conseguirão ser mais livres durante a prática por esse motivo.
Avaliações e reforço
É através das análises e avaliações que você saberá apontar onde o colaborador vai precisar de algum aprendizado extra. E com o reforço do aprendizado, em sessões adicionais e em treinamentos complementares, todo o conteúdo será melhor fixado.
Integração cultural da curva de aprendizagem nos processos de onboarding
Apresente a cultura da empresa. O onboarding não é apenas sobre ações e atividades, mas também sobre lidar com os valores, regras e expectativas da empresa.
Tecnologia de suporte
Plataformas de aprendizado digitais, como as LMS ou LXP te ajudam a ofertar treinamentos mais flexíveis e adaptativos. Não tenho receio de implementá-las.
Conclusão
Quando você otimiza a curva de aprendizagem dos seus programas de T&D, não são apenas processos como o onboarding os beneficiados, mas a empresa como um todo, uma vez que acaba sendo maior a retenção e satisfação dos colaboradores.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema de hoje, leia também:
- Curva de Aprendizagem: conhecimento em busca de resultados
- Treinamento de integração de novos funcionários
- Onboarding: o que é, como fazer e quando utilizar
- Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser
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Através de pílulas de conhecimento, o SmartZap é utilizado para atender as necessidades de capacitação de cada empresa, desde o momento da contratação. Essas demandas são transformadas em um formato micro de aprendizagem, entregando conteúdos curtos e concisos, essenciais para que o colaborador inicie sua jornada na organização entendendo sobre seu funcionamento.
Além disso, você Gestor têm acesso aos resultados, pois todas as ações são medidas e controladas através do Learning Analytics, com a produção de gráficos e relatórios em tempo real.
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