Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Pirâmide de Maslow: a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas

 Por: |  Publicado em 19/07/2021 |  Atualizado em 19/07/2021 |  Tempo de leitura 4 minutos

A Pirâmide de Maslow é um conceito difundido pela Psicologia, que nos últimos tempos passou a ser aplicado como forma de gestão do conhecimento e de Recursos Humanos, bastante utilizado para definir estratégias dentro e fora das empresas. Surge como um lembrete: colaboradores são pessoas com necessidades e diferentes níveis de satisfação.

Para saber mais, continue lendo o nosso artigo!

O que é a Pirâmide de Maslow e como surgiu?

A Pirâmide de Maslow, também chamada de Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, tem como fundamento o princípio de que a motivação de uma pessoa e seus níveis de satisfação, podem ser baseados numa relação hierárquica direcionada que apresente as necessidades humanas.

Criada pelo psicólogo humanista norte-americano Abraham Maslow, a pirâmide foi idealizada em cima de estudos do comportamento humano. Inicialmente, a pesquisa de Maslow foi feita com macacos, onde foi analisado que seu comportamento era alterado conforme determinadas necessidades fisiológicas. Quando não eram alimentados, por exemplo, tornavam-se agressivos; após comerem, tornavam-se dóceis.

Sexualidade e dominância entre macacos e humanos também foram objetos da pesquisa, cujas conclusões foram publicadas em sua obra Teoria da Motivação Humana, de 1954, onde a Pirâmide de Maslow foi ilustrada pela primeira vez. De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, as necessidades das pessoas se sobrepõem umas às outras hierarquicamente. Desta forma, superada uma necessidade, a motivação é direcionada para uma próxima necessidade, realizando então seus objetivos.

O que é a Pirâmide de Maslow?

Quais as necessidades expostas da Pirâmide de Maslow e seus níveis?

As escalas da pirâmide de Maslow são representadas de maneira didática e funcional. As necessidades são detalhadas da base até o topo, como destrincharemos a seguir.

Fisiológicas (base) — são as prioridades, as necessidades do organismo humano, como respirar, se alimentar etc.

Segurança (segunda camada) — são as estabilidades básicas, como segurança de saúde, segurança da família, segurança física em casos de violência — tudo vinculado à autopreservação.

Sociais (terceira camada) — faz relação direta com nossos vínculos sociais, amizades, família, amor e demais ambientes de sociabilidade e pertencimento.

Estima (quarta camada) — para se sentir competente e respeitada, a pessoa precisa receber retornos positivos e incentivos, desenvolvendo sua estima e sendo valorizadas, seja no ambiente pessoal, seja no ambiente profissional.

Autorrealização (topo) — nível focado em superação de desafios. Desenvolver autonomia decisória, ter flexibilidade, atuar com aquilo que deseja etc.

Um dos pilares para um gestão humanizada é justamente uma postura compreensiva do líder em relação ao colaborador. Quebrar as lacunas entre líderes e participantes da equipe é fundamental. Identificando as necessidades dos colaboradores da organização, com a abertura para uma comunicação mais aberta e horizontalizada, a empresa obterá ganhos importantes.

Quais os níveis e as necessidades da Pirâmide de Maslow?

Como aplicar a Pirâmide de Maslow

A teoria das hierarquias e seus princípios podem auxiliar seu negócio, especificamente se analisarmos seu potencial de esclarecimento para os interesses do público.

Motivações

Conhecer as expectativas do seu público é fundamental. Sabendo os anseios do indivíduo, pode ser trabalhada um estratégia de aproximação e em seguida oferecer soluções que façam a diferença esperada. As necessidade do público estão diretamente vinculadas às produções que a empresa oferta, por isso, o conhecimento sobre o colaborador, gestor e clientes ajuda a orientar os projetos da organização.

Compreensão do comportamento/ gestão de clientes

Elaborar procedimentos que estudem as melhores formas de atrair ou abordar o consumidor é uma estratégia que se concretiza após ser feito o estudo das necessidades que motivam aquele indivíduo. É preciso entender que a pessoa sempre busca satisfação de suas necessidades e “subir” na pirâmide. Todavia, é sempre válido observar os casos específicos onde campanhas excessivamente motivacionais não serão bem recebidas.

Alinhamento estratégico de marketing/vendas

De acordo com a Pirâmide de Maslow, nas áreas de marketing e vendas, é recomendado evitar contextos excessivamente racionais. O lado emocional do indivíduo é o que mais influencia em suas decisões e comportamentos, ou seja, para além daquilo que o cliente enxergar, a estratégia deve ser montada com base nas suas respostas emocionais e, claro, nas necessidades daquele público.

Desenvolvimento de produtos e serviços

Devem ser atendidas as expectativas dos clientes, esta é a base fundamental. Coordenar o mapeamento dos produtos e serviços com os anseios do público é garantia de maior chance de sucesso. Estudando sua persona, você conseguirá desenvolver soluções que despertem a curiosidade das pessoas e, consequentemente, motivá-las a adquirir seu produto.

Gestão de pessoas

Utiliza-se a Pirâmide para melhorar a experiência do colaborador em todos os seus níveis. Garantir sua saúde, descanso, plano de carreira, garantia de estabilidade, promover integração entre as equipes, promoções, aumento de salário até que se conquiste autonomia e realizações profissionais.

Para a gestão de pessoas, a pirâmide de Maslow pode auxiliar no desenvolvimento de ações de engajamento, atraindo e retendo talento para a empresa.

Conclusão

A Pirâmide de Maslow é referência estratégica de marketing, vendas e gestão, considerada um dos principais conceitos na evolução do relacionamento da empresa com seus públicos. Agora que você já sabe como executá-la, basta ter o cuidado em não aplicar seus princípios sem que haja possibilidade de flexibilizá-la.

Curtiu o nosso conteúdo? Então visite o nosso Blog e fique por dentro de tudo sobre T&D e RH, Tecnologia e Inovação, Educação Corporativa e muito mais.

Afinal, na Keeps, o propósito é sempre Desenvolver e Impulsionar Conhecimento!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×