5 principais tipos de treinamento e desenvolvimento

Início » T&D » 5 principais tipos de treinamento e desenvolvimento

Quais são os principais entre os tipos de treinamento existentes atualmente e qual deles melhor se adapta às necessidades da sua empresa? Leia o nosso artigo e descubra o leque de opções que estruturamos para você e veja porque vale a pena investir em treinamento!

Os 5 tipos de treinamento que as empresas mais realizam

Treinamento comportamental

Também chamados de soft skills, os treinamentos comportamentais são aqueles que focam no desenvolvimento de habilidades como:

  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Gestão de conflitos;
  • Liderança;
  • Empatia etc.

Algumas amostras são: inteligência emocional, técnicas de comunicação, feedback etc.

Treinamento Técnico

Os treinamentos técnicos, ou hard skills, são focados em aprimorar habilidades técnicas, como:

  • Vendas
  • Programar computadores;
  • Operar máquinas etc.

Por exemplo: treinamentos de vendas, treinamentos de programação, treinamento de operação de máquinas etc.

Quer saber como fazer um treinamento de vendas eficaz? Clique aqui!

Treinamento de segurança

Os treinamentos de segurança, aqueles alicerçados por normas regulamentadoras, focam em proporcionar ao colaborador informações eficazes e habilidades eficientes para que executem suas funções de modo seguro e sem riscos, como acidentes e lesões.

Alguns tipos de treinamentos de segurança são: primeiros socorros, segurança do trabalho, prevenção de acidentes etc.

Treinamento de Integração

Esse tipo de treinamento, também chamado de onboarding, é o treinamento através do qual os colaboradores são inseridos na cultura, nas normas, nos valores e demais direcionamentos da empresa.

Podemos apresentar como exemplos: treinamentos de boas-vindas, cultura organizacional etc.

Treinamento de desenvolvimento de carreira

Durante o treinamento de desenvolvimento de carreira os colaboradores desenvolvem habilidades que ajudam na evolução de suas carreiras na empresa.

São exemplos: treinamento de planejamento de carreira, treinamento de mentoring, treinamento de coaching etc.

Esses acima são considerados alguns dos principais tipos de treinamento e capacitação de colaboradores. Mas, de acordo com as demandas e metas da sua empresa, existem diversas outras possibilidades a serem aplicados.

Não esqueça, entretanto, que para que um bom programa de treinamento seja executado, é necessário que haja uma combinação de diversos tipos de treinamento, mesclando tanto as habilidades técnicas quanto comportamentais.

Como escolher o formato ideal para diferentes tipos de treinamento?

Você deve ter em mente o fato de que, para além dos treinamentos que explanamos até aqui, a empresa pode optar por metodologias diferentes durante as ofertas de treinamentos. Os principais métodos costumam ser:

Treinamento presencial

Esse método de treinamento vinha sendo o mais tradicional, geralmente realizado na própria empresa ou em algum espaço alugado.

No presencial os colaboradores frequentam aulas, palestras, workshops etc. Por isso, acaba sendo bastante utilizado para treinamentos técnicos.

Treinamento vivencial

No treinamento vivencial, os colaboradores simulam situações que são vivenciadas no cotidiano laboral, através de exercícios práticos.

Usualmente, os treinamentos vivenciais são utilizados para o aprimoramento de soft skills, como liderança, comunicabilidade e trabalho em equipe.

Treinamento digital

Como você já deve saber, os treinamentos digitais são algumas das principais tendências quando falamos em Educação Corporativa e treinamentos corporativos, certo?

Durante o treinamento digital, os colaboradores acessam plataformas digitais de aprendizagem, como as LMS e as LXP, onde são entregues cursos ou trilhas de conteúdo em formatos variados, como PDFs, infográficos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

Cada vez mais as empresas estão optando por montar um Universidade Corporativa Digital e utilizar plataformas de capacitação LMS ou LXP para inovar e alcançar todos os seus colaboradores, uma vez que, assim, o conteúdo pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar, bastando que haja um dispositivo conectado à internet.

Treinamento Híbrido, um dos dos tipos de treinamento mais utilizados

Esse método de treinamento mescla dois dos métodos que já falamos anteriormente: presencial e digital, também chamados síncronos e assíncronos.

Os treinamentos híbridos costumam ser também bastante eficazes, pois abordam diferentes tipos de conteúdo, aumentando as possibilidades de experiência de aprendizagem do colaborador.

Inclusive, caso sua empresa utilize uma plataforma LXP, você pode incluir os dois tipos de treinamento e fazer a gestão e análise de dados através da sua plataforma única. Parece uma ótima vantagem, não é mesmo?

Depois de analisarmos os tipos de treinamento e as metodologias possíveis para a aplicação de todos eles, fica por conta da empresa a validação de quais são as melhores opções, reunidas ou separadas, para que seja feita a escolha mais certa dentro do seu cronograma de treinamento e do seu plano anual de treinamento.

Descubra como aprimorar os seus tipos de treinamento com a Keeps!

Para ajudar sua organização a encontrar o melhor caminho, saiba que a Keeps desenvolve soluções para os diferentes tipos de treinamento que apresentamos ao longo deste artigo.

Konquest

Konquest, no universo LMS da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores. Tudo isso dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

GameUp

GameUp é um módulo de ensino que a Keeps possui além do Konquest. Se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida. Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

SmartZap

SmartZap é outro módulo de aprendizagem da Keeps que você pode utilizar. Esta solução descomplica treinamento dos colaboradores utilizando o Whatsapp como ferramenta de capacitação, aumentando engajamento e resultados. Desse modo, os conteúdos e informações são compartilhados de modo prático e rápido, o que diminui a resistência e melhora a comunicação nas relações de trabalho, promovendo o Social learning e a Aprendizagem ativa.

Dito isto, veja só alguns dos nosso Cases de Sucesso que vão ajudar a tirar suas dúvidas de uma vez por todas:

  • Empresas como a Condor, Oxford e Buddemeyer, utilizaram o Konquest para realizar, entre os tipos de treinamento, treinamentos comportamentais pensados para o desenvolvimento de lideranças.

  • A TIVIT é uma das empresas parceiras de tecnologia utiliza o Konquest para realizar treinamentos técnicos (hard skills) do seu time de desenvolvedores. Você pode ler o case completo aqui ou assistir abaixo.

Case da Tivit

  • A Wilson Sons utiliza o SmartZap para, entre os tipos de treinamento, realizar treinamentos de segurança do trabalho (NRs), para o treinamento de cursos obrigatórios para o pessoal que embarca nas estações de petróleo. O case pode ser lido clicando aqui.

  • A DSM tem um processo de integração/onboarding que utiliza toda a plataforma da Keeps, da seguinte forma: uma sala de aula invertida como primeira etapa para dar as boas-vindas e capacitar o colaborador pelo próprio whatsapp, com o SmartZap. Após isso, tem o Konquest, ambiente web de ensino com as trilhas e cursos importantes para o colaborador aprender e aprofundar o conhecimento para exercer suas funções. E por fim, o GameUp para que o colaborador possa treinar o que aprendeu, mantendo assim o aprendizado ativo por mais tempo.

  • E por fim, temos a Vero, a Meta e a Tivit, que são empresas que utilizam o Konquest para realizar treinamentos de desenvolvimento de carreira.

Faça um teste grátis e veja como adaptar seus treinamentos com os produtos da Keeps! Temos a melhor solução LMS ou LXP para a sua empresa.

Perguntas frequentes sobre Tipos de Treinamento:

Quais são os principais Tipos de Treinamento?

De integração ou onboarding: tem o objetivo de preparar um novo colaborador para que ele inicie da melhor maneira suas atividades na empresa.
Comportamental ou soft skill: entre os tipos de treinamento, consiste na melhoria das habilidades e das atitudes comportamentais dos profissionais, conforme princípios, valores e cultura do ambiente em que trabalha.
Treinamento técnico ou hard skill: dá o background necessário para que o colaborador melhore e desenvolva suas habilidades técnicas.
Desenvolvimento de liderança: preparar os colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.
Treinamento motivacional: tornar os colaboradores mais engajados e focados nos resultados da empresa.
De equipe: voltado para a evolução de um conjunto de colaboradores como um todo.
Treinamento corporativo: quando identificar as necessidades dos colaboradores, seja através de uma metodologia comportamental, técnica, motivacional etc.

Quais os benefícios de adotar um Tipo de Treinamento?

– Aumento da Produtividade.
– Redução da Rotatividade.
– Diminuição dos Custos.
– Melhoria do Clima organizacional.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: