Lifelong learning consiste em conhecer novas técnicas e desenvolver habilidades, que são frutos de uma educação continuada para quem procura se destacar — tanto pessoal quando profissionalmente. Esse é um dos principais processos utilizados para ajudar na capacitação e aprimoramento da sua equipe.
O que é Lifelong Learning?
O lifelong learning é um conceito que surgiu na década de 70, na Europa, obtendo destaque a partir dos anos 90. Trata-se de um processo educacional que se desenvolve ao longo da vida, para além dos limites institucionais, etários e sociais — uma verdadeira educação continuada. Ou seja, quando uma organização aposta no lifelong learning, consequentemente estimula de modo voluntário, proativo e permanente o treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador/indivíduo.
Nas organizações, trata-se de um importante procedimento e vem sendo adotado como meio de se valorizar o processo de aprendizagem entre os colaboradores. Dada a competitividade existente no mercado, a formação contínua se torna cada vez mais necessária, então desenvolver habilidades é essencial para lidar com os desafios cotidianos do ambiente laborativo.
Todavia, é importante considerar que cada um tem um método de aprendizagem individual, respondendo a estímulos diferentes, com facilidade para compreender determinados assuntos de acordo com a forma que são ofertados, por isso são diversos os estilos de aprendizagem.
A educação continuada, através do lifelong learning, impacta diretamente na carreira do colaborador, mesmo que as habilidades não estejam conectadas ao campo no qual atua.
Quais são os pilares do Lifelong Learning?
A educação continuada, através do lifelong learning, possui quatro objetivos principais:
Aprender a conhecer
Aqui a finalidade é adquirir motivação pelo saber. Deve existir vontade na busca pela compreensão, construção e reconstrução do conhecimento. Através da formação prolongada, procura-se atiçar a curiosidade e a intenção do colaborador, desenvolvendo seu senso crítico, de reflexão e de posicionamentos. Ao invés de apenas reproduzir, é estimulada a capacidade crítica e de reinvenção.
Aprender a fazer
Durante a qualificação/capacitação profissional, o colaborador aprende a trabalhar em equipe e encarar desafios, estando preparado para, a qualquer momento, desempenhar uma nova função da qual dependam novas práticas e habilidades necessárias para manutenção das relações no ambiente corporativo, quais sejam: proatividade na resolução de problemas, intuitividade, comunicação gentil, emoções estáveis etc.
Aprender a conviver
O colaborador deve se disponibilizar a compreender os profissionais ao seu redor, socializando e gerenciado eventuais conflitos. A cooperação e a troca de conhecimentos é essencial para a manutenção da boa convivência na empresa.
Aprender a ser
É importante que o colaborador se desenvolva de modo integral, adquirindo autonomia, discernimento e responsabilidade. É essencial que haja aptidão na comunicação e oportunidade para que se desenvolva características como senso ético/estético, iniciativa, criatividade e pensamento crítico, memória etc.
Qual a importância do lifelong learning?
Para a entrega do melhor resultado, a empresa deve despontar com diferenciais competitivos. Com o lifelong learning, o colaborador não deixa de aprender e manter a eficácia do seu trabalho mesmo com o passar do tempo.
Quando a empresa assume o lifelong learning como postura, deve-se constantemente reinventar e estar disposta desenvolver competências organizacionais e aumentar suas chances de prosperar na carreira, aprimorando junto a isso a curva de aprendizagem.
O lifelong learning é importante, assim, no que diz respeito à capacidade de prever, acompanhar e ser responsivo às transformações que ocorrem no mundo, no mercado e na sociedade. É essencial que se elabore skills combinados às tendências e tecnologias existentes no mercado e que ajudem a fazer sobressair sua estrada na organização.
Benefícios/Tecnologias Lifelong Learning
A tecnologia é uma aliada fundamental na acessibilidade ao lifelong learning. Com os novos dispositivos móveis, o ambiente de ensino que antes era formal e exclusivo de uma sala de aula, ganhou popularidade e possibilitou o acesso através do e-learning.
O e-learning é realizado através de plataformas virtuais e integralmente online. Serve de estrutura para a criação de novas categorias de cursos, programas de treinamento, graduação, pós-graduação etc. Esse sistema aumenta a capacidade de formação pessoal, uma vez que pode-se estudar no lugar e no horário que melhor se encaixe, permitindo que se defina o ritmo de aprendizado.
O acesso à internet dinamiza o ensino e o conhecimento pode adentrar pelas várias portas disponíveis. A relação professor-estudante possibilita um amplo leque de experiências e aprendizados, considerados princípios base do lifelong learning.
Quais são os objetivos do Lifelong Learning?
A ideia de um aprendizado contínuo, que vai além da educação formal, se estendendo ao longo da vida, oferece uma variedade de vantagens. Mas quais são os principais objetivos de uma empresa ao implementar o lifelong learning?
Continue lendo que vamos te mostrar, olha só:
- Adaptabilidade às mudanças: as empresas devem estar sempre atentas para serem capazes de se adaptar com facilidade às mudanças e inovações contínuas.
Isso pode ser garantido caso o lifelong learning esteja funcional e os colaboradores preparados para lidar com as ferramentas e exigências novas.
- Desenvolvimento profissional e pessoal: o lifelong learning auxilia na evolução dos colaboradores, melhorando suas skills e competências.
Esse desenvolvimento ajuda no engajamento e satisfação, sem contar que a empresa passa a contar com colaboradores cada vez mais valiosos.
- Inovação: colaboradores em aprendizado contínuo demonstram mais predisposição em relação à inovação e entregar diferenciais nas soluções.
- Retenção de talentos: o lifelong learning demonstra que a empresa valoriza os seus colaboradores. Isso acaba transmitindo mais lealdade para com a empresa e, consequentemente, menos rotatividade.
- Competitividade no mercado: se a empresa estimula o lifelong learning, automaticamente seu time será destaque de qualificação e a organização terá destaque também entre a concorrência.
- Resolução de problemas: através do aprendizado contínuo, os colaboradores se tornam mais preparados tanto na abordagem quanto na resolução de problemas.
Cultura organizacional fortalecida: se a cultura da empresa dá relevância ao lifelong learning, certamente será uma cultura mais colaborativa e adaptável.
- Atualização das habilidades: isso é fundamental para que a empresa opere com cada vez mais eficiência e eficácia.
Como aplicar o Lifelong Learning na sua empresa?
Para fazer do Lifelong Learning uma parte da cultura organizacional, existem alguns caminhos a seguir, em cima de bastante planejamento estratégico e comprometimento.
Abaixo, elaboramos um passo a passo para você, veja só:
Análise de necessidades
- Verifique e avalie as skills atuais dos seus colaboradores.
- Encontre quais as áreas nas quais a empresa precisa investir mais formação e treinamentos de novas skills.
Comprometimento da liderança
- Os líderes da empresa precisam entender e acolher a iniciativa proposta pelo lifelong learning.
- É válido nomear um líder para acompanhar todo esse processo de aprendizado contínuo, de modo que essa pessoa coordene e monitore.
Defina objetivos claros
- Estruture a implementação do programa com objetivos bem definidos e claros.
- Estabeleça ferramentas através das quais você conseguirá mensurar a eficácia do seu programa: avaliações de desempenho, feedbacks etc.
Desenvolva e/ou selecione conteúdo
- Com base na análise feita inicialmente, desenvolva ou identifique cursos e demais possibilidades de aprendizagem.
- Sempre que possível, veja variados formatos, como webinars, e-learning etc.
Promova uma cultura de aprendizado
- Estimule o tempo inteiro a motivação, o entusiasmo e o alcance do conhecimento.
- Oferte recompensas, reconheça as iniciativas e as inovações propostas e concretizadas pelos colaboradores.
Facilite o acesso ao aprendizado
- Oferte plataformas LMS ou LXP, biblioteca de conteúdos etc.
- Sempre que possível, entregue subsídios e recursos que possibilitem a realização de cursos externos etc.
Integre o aprendizado no dia a dia
- Estimule que haja a aplicação prática de tudo aquilo que é aprendido.
- Oportunize a real ização de apresentações, workshops internos e demais estratégias que possibilitem aos colaboradores o compartilhamento daquilo que foi aprendido.
Avaliação e feedback
- Sempre peça aos colaboradores que entreguem feedbacks em relação a todos os programas de aprendizagem da empresa.
- Analise e avalie constantemente como esse aprendizado vem impactando na performance dos colaboradores e nos resultados da empresa.
Revisão e ajuste
- Depois dos dados obtidos com os feedbacks, analise o programa e modifique aquilo que for preciso.
- Conforme a evolução dos colaboradores e das necessidades da empresa, esteja atento à entrega de inovações das ferramentas e dos conteúdos.
Comunique e celebre
- Esteja o tempo todo apresentando motivos pelos quais o lifelong learning é essencial para a empresa.
- Comemore as conquistas e celebre os colaboradores que apresentam destaque durante toda a jornada de aprendizado contínuo.
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A soma desses benefícios proporciona uma excelente combinação para estabelecer o Lifelong Learning na rotina da sua empresa:
- Simplicidade.
- Praticidade
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Perguntas frequentes sobre Lifelong Learning:
Lifelong Learning, termo em inglês que pode ser traduzido como “aprendizado para a vida toda”, é uma metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida com foco na educação contínua. O que seria isso? Dentro da capacitações de um colaborador no ambiente empresarial, por exemplo, seria a necessidade de haver qualificações inteninterruptas, programas de treinamento e desenvolvimento focados nas demandas existentes, independentemente de qual seja o nível de formação de cada um.
Para conseguir implementar o Lifelong Learning na sua empresa, alguns passos devem ser seguidos:
Investir em cursos de qualificação: é importante que os colaboradores consigam ter habilidades específicas dentro dos cargos e funções que ocupam, pois isso permite a evolução tanto da sua carreira quanto da empresa.
Atenção às inovações do mercado: ciente das demandas existentes no mercado, o colaborador precisa estar sempre acompanhando os desenvolvimentos que acontecem, mantendo-se qualificado e entregando cada vez mais aprimoramento na sua produtividade.
Estabelecimento de melhorias: é necessário estudar as competências individuais de cada colaborador e elaborar projetos de estruturação e manutenção do aprendizado.