A tecnologia continua sendo a principal responsável pelas inovações no que diz respeito aos mais diversos meios de acesso à informação, além de possibilitar maior alcance da educação e entregar novos formatos educacionais. O u-learning é uma dessas inovações, capaz de entregar um espaço de conhecimento que seja acessível em qualquer lugar e a qualquer momento. Sobre ele, falaremos no artigo a seguir.
O que é u-learning?
U-learning (ubiquitous learning), em português traduzido como aprendizagem ubíqua, trata-se de uma categoria de educação à distância.
Esse sistema pode ser implementado, de modo planejado, por colaboradores e pelas organizações que buscam promover melhores programas de qualificação e desenvolvimento.
O diferencial do u-learning está no seu alicerce, que serve de base para que o ensino EAD seja transmitido via dispositivos móveis.
Por exemplo os tables, notebooks e até mesmo smartphones.
Essa aprendizagem ubíqua entrega um conteúdo inteiramente virtual, possibilitando que o estudante consiga adaptar o ensino às suas carências e também à sua rotina.
Como funciona o u-learning
O u-learning tem como foco principal entregar autonomia ao estudante, portanto, não existe um tutor inserido naquele ambiente de aprendizado. Diante dessa autonomia, o estudante consegue aprofundar-se com liberdade, tanto para consumir o conteúdo quanto para gerar um debate de pensamentos.
Nesse modelo de aprendizagem, o fato de o estudante assumir o papel principal no seu processo de instrução é chave para o desbloqueio de suas capacidades.
Aprender tendo ao alcance as tecnologias móveis acaba inserindo no estudante mudanças benéficas no modo de pensar e entender seus caminhos de aprendizagem.
O u-learning reside e se expande em um cenário virtual, sendo possível utilizar-se de ferramentas como chats, fóruns etc. Além disso, abrange os métodos tecnológicos que estiverem disponíveis e até mesmo os meios de comunicação habituais, como rádio e televisão.
Características do u-learning
Algumas características da aprendizagem ubíqua merecem ser destacadas, como por exemplo:
- Acessível: por estarem hospedados em ambientes digitais, o conteúdo pode ser acessado em qualquer aparelho e em qualquer lugar, no momento em que o estudante entender mais viável.
- Permanente: todo o conteúdo permanece disponível, armazenado no ambiente virtual de aprendizagem, tornando possível uma consulta posterior.
- Colaborativo: os estudantes têm a opção de trocar conhecimentos, gerar debates e tirar dúvidas a todo momento, seja com os demais estudantes, com os especialistas e com os professores – em tempo real ou não.
- Contínuo: o processo de aprendizagem ubíqua continua para além do momento de ensino e estudo, prolonga-se ao longo dos caminhos que o estudante percorrer.
- Natural: por ser a tecnologia algo presente e de uso constante no dia a dia do estudante, o acesso ao u-learning torna-se algo natural, como se fosse uma extensão daquilo que comumente acontece em sua rotina.
Quais os benefícios do u-learning?
Algumas das principais vantagens do u-learning são:
Progresso pessoal e profissional
Quando o colaborador desenvolve o aprendizado através do u-learning, suas habilidades são automaticamente melhoradas – tanto no aspecto pessoal quando no aspecto profissional.
Dentro dessa análise, é possível que consiga determinar o que deve aparecer em primeiro lugar dentre as ações necessárias em sua produção laborativa.
Entendimento de modelos mentais
Ao invés de generalizar e partir de um princípio de suposições, com a utilização do u-learning o colaborador adquire autonomia para definir seus posicionamentos de modo íntegro e direcionado à concretização das metas da organização.
Perspectivas compartilhadas
Uma vez que os modelos mentais sejam estudados e compreendidos, os colaboradores entendem-se capazes de se envolverem nos procedimentos existentes.
Não apenas atuando de modo submisso, mas elaborando diretamente soluções que direcionam a organização ao alcance de resultados satisfatórios.
Espaço colaborativo
Com a autonomia da aprendizagem ubíqua, os colaboradores acabam entendendo que, trabalhando em equipes, conseguem desenvolver melhor o conhecimento obtido.
Havendo a contribuição de todos aqueles envolvidos nos projetos, as contribuições são inúmeras e a aprendizagem sempre acaba sendo somada.
Pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico é o responsável por inserir no ambiente organizacional um método de melhorias pontuais.
É estudado o que precisa ser modificado para que a organização consigo fazer fluir seus projetos, o que leva os colaboradores a atuarem conjuntamente para este objetivo.
U-learning na Educação Corporativa
É bastante atual a concepção de que as organizações devem incorporar à sua cultura e aos seus valores programas de treinamento e desenvolvimento ininterruptos.
Diante as constantes inovações no mundo corporativo, é necessário que os colaboradores estejam sempre atualizados e capacitados quanto às novas habilidades e conhecimentos.
Assim, tornam-se capazes de corresponder às expectativas dos seus gestores.
Através do u-learning, grande parte dessas necessidades conseguem ser supridas, pois ter acesso aos conteúdos estratégicos em um dispositivo móvel, de modo autônomo, com rapidez e praticidade, os colaboradores são estimulados ao aperfeiçoamento, entregando o desempenho almejado.
A organização deve estar atenta às necessidades das suas equipes, motivando a utilização do u-learning e implementando essa nova cultura de ensino e aprendizagem.
Uma vez que a aprendizagem ubíqua passa a ser parte da rotina do colaborador e da corporação, os benefícios são inúmeros e os resultados tornam-se cada vez mais positivos.
Na Keeps, a aprendizagem é contínua
A Keeps desenvolve soluções LXP e LRM inovadoras, que vão ao encontro do conceito de U-learning em um Mundo 4.0, cada vez mais conectado.
No ambiente Web, a evolução dos antigos LMS surgiu com o Konquest. Uma plataforma LXP completa, com Inteligência Artificial, gamificação, interatividade e design intuitivo.
Tudo para uma experiência de aprendizagem focada no protagonismo dos usuários em cursos e treinamentos. Ao mesmo tempo, é ideal para gestão do conhecimento e mensuração de resultados, por parte dos gestores.
Sobre U-learning, as pessoas também perguntam:
O U-learning, que pode ser traduzido como “aprendizado ubíquo (geral)”, é uma das formas de atuação da Educação à Distância (EAD). Todavia, o U-learning tem sua utilização sustenta por dispositivos móveis, tais como tablets, computador, smartphones etc. O fato de hospedar todo o seu conteúdo em ambientes digitais permite que o processo de ensino-aprendizagem aprimore a capacitação do colaborador, pois é capaz de adaptar à rotina da pessoa e às suas demandas individuais.
1. Acessível: todos os conteúdos são hospedados virtualmente e podem ser acessados em qualquer lugar que a pessoa esteja, basta que exista uma conexão de internet disponível.
2. Permanente: o conteúdo é arquivado na plataforma e pode ser acessado a qualquer momento.
3. Colaborativo: os colaboradores/estudantes podem interagir entre si e com os professores/tutores. Essa interação pode acontecer ao vivo, via chat, ou posteriormente, via fórum, e-mail etc.
4. Contínuo: tudo o que é disponibilizado no U-learning pode ser prolongado e aprofundado, a depender das escolhas feitas.
5. Natural: os acessos aos conteúdos e as trocas entres os estudantes acontecem de forma natural, com fluidez e facilidade.