Inovação Organizacional e as Corporações do Futuro

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A capacidade de inovação organizacional é cada vez mais necessária para adaptar-se às novas formas de negócio e às características que influenciam diretamente as dinâmicas e fluxos de trabalho de uma empresa. Se a sua organização preza pela criação de ideias inovadoras, este artigo é para você. Confira a seguir!

O que é Inovação Organizacional?

Inovação organizacional é a criação de um método moderno de organização ou de logística na empresa, melhorando a organização do trabalho e as relações exteriores. Se uma empresa utiliza a tecnologia e outras inovações para potencializar sua gestão, estão fazendo parte da inovação organizacional. Geralmente, uma empresa que adere a esse tipo de prática, é uma empresa maleável, que desenvolverá no decorrer do tempo melhores processos de otimização e produtividade.

Podemos citar como exemplos práticos de inovação organizacional: gerenciamento de logística; mudanças de estratégia; comunicação ampla; processos descentralizados; integração com universidades corporativas; programas de treinamento interno; gerenciamento de logística etc. Por isso, é essencial também que exista uma gestão dessa inovação.

Pilares da Inovação Organizacional

Pilares da inovação organizacional

Pessoas

Todo processo de inovação organizacional deve envolver pessoas. Por que? Porque apenas quando as pessoas são capazes de assimilar os benefícios da inovação, torna-se possível o aprofundamento e a implantação de novos processos. Fora isso, é também necessário que as pessoas sejam capacitadas, estando preparadas para elaborar os novos processos e assim contribuir diretamente com as inovações propostas, como é o caso de uma equipe multidisciplinar, onde colaboradores com perfis e experiências diferentes auxiliam no desenvolvimento uns dos outros, multiplicando o conhecimento no processo de aprendizagem organizacional.

Processos

Digitalizar processos, estimular o investimento em tecnologias, possibilitar a agilidade nas demandas da rotina da empresa, tudo isso faz parte de um dos pilares que fomenta a inovação. Através da digitalização de processos, os colaboradores oferecem retornos mais amplos para a empresa, haja vista que o tempo para fazer fluir atividades estratégicas é maior. Com um processo inovador, a comunicação entre os diferentes setores melhora e, consequentemente, a gestão da empresa também.

Tecnologias

Apenas com a tecnologia os demais pilares conseguiriam ser desenvolvidos. A tecnologia é a peça chave da inovação organizacional. Sem ela, as pessoas e os processos não estariam aptos a agir com velocidade e baseado em dados indispensáveis para o escalonamento de atividades, por exemplo. E, graças à tecnologia, processo e pessoas podem atuar conjuntamente e promover o ambiente essencial para a criação contínua de processos inovadores. Cabe à empresa analisar as demandas e contratar parceiros de confiança que sejam responsáveis pela implementação de soluções e infraestrutura modernizada. Uma boa consultoria é a escolha mais adequada para que a empresa garanta bons resultados e seja orientada produzir inovações na rotina organizacional.

Por que investir/ implementar uma inovação organizacional na sua empresa?

Uma organização deve estar sempre atenta às mudanças que ocorrem no mercado empresarial, pois assim tornam-se mais visíveis as necessidades quanto às inovações organizacionais. Implantadas inovações em sua empresa, você obterá resultados como:

  • Mais rentabilidade devido à diminuição de custos decorrente do uso hábil dos recursos;
  • Funcionários mais produtivos;
  • Resultados entregues de forma mais rápida e assertiva;
  • Manutenção de qualidade, prevenção e diminuição de riscos;
  • Clima organizacional saudável em virtual da cultura de inovação;
  • Processos, produtos e serviços criados com mais estímulo devido à troca de ideias.

Quais são os tipos de inovação organizacional?

Processos

As mudanças decorrentes das inovações pretendem agilizar todos os processos, diminuindo os gastos, aumentando a produção, reduzindo o retrabalho, melhorando a gestão e os produtos. A inovação de um processo visa renovar toda a cadeia de produção da organização.

Inovação organizacional - Processos

Exemplo: as linhas de produção automotiva da Ford, que hoje contam com robôs inteligentes atuando na linha de produção, possibilitando que as empresas sejam mais ativas e ágeis nos seus resultados.

Produtos

Inovar em produtos tem como objetivo o desenvolvimento e o lançamento de novos produtos no mercado. A intenção é criar recursos diversos que agreguem valor nas aquisições dos clientes.

Inovação organizacional - Produtos

Exemplo: os smartphones que passaram a substituir os celulares e hoje, por conta das inúmeras funções, são recepcionados por pessoas de todas as idades, sem aceitos a cada inovação gerada.

Serviços

Criar novos serviços e agregar ao portfólio empresarial é necessário a todo momento. A empresa, através dos serviços que oferta, deve oferecer maiores benefícios aos seus clientes, facilitando processos que às vezes os próprios clientes ainda nem imaginavam necessitar.

Serviços

Exemplo: a empresa Uber, que além de inovar o modo de locomoção dos seus clientes ao contratarem um serviço de transporte, agora também desenvolve serviços de delivery de comida, com o Uber Eats.

Modelo de negócio

Essa inovação pode ocorrer na forma de ofertar produtos e serviços; na forma de abordar os consumidores; nos processos operacionais e nos canais de distribuição e comunicação com os clientes.

Modelos de negócio

Exemplo: serviços de e-commerce.

Categorias de Inovação Organizacional

Produtividade

Investir em inovação organizacional garante equipes mais produtivas/contributivas. As múltiplas tarefas a serem executadas na rotina empresarial são executadas com mais facilidade, pois a inovação é um elemento propulsor de produtividade, trazendo iniciativas cada vez mais criativas e inovadoras para a sua corporação.

Inteligência de dados

As empresas às vezes possuem estratégias para coletar dados, porém não conseguem aproveitá-los ou acessá-los com eficácia. Lembra dos profissionais consultores que falamos anteriormente? Eles são necessário para auxiliar as empresas também nesse desafio, de gerir, classificar, disponibilizar, garantir e gerir a segurança de dados. Uma atuação mais segura e flexível ajuda na análise de dados e nos resultados favoráveis para o seu negócio.

Modernização de infraestrutura

Armazenar dados em nuvem tem sido uma prática cada vez mais usual no mundo empresarial. Além de segura, é versátil, vantajosa e flexível, permitindo a mobilidade dos colaboradores e reduzindo custos. Esse processo, todavia, pede conhecimentos específicos através de serviços de auxílio.

Inovação Organizacional na Educação Corporativa

A Inovação Organizacional também está muito presente nas ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e Educação Corporativa. O uso da tecnologia à serviço da capacitação vem auxiliando as empresas na implementação de cursos e treinamentos, com redução de custos e tempo, simplicidade na gestão, mensuração de resultados e aumento no engajamento dos colaboradores.

Pensando nisso, a Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras para Educação Corporativa, cumprindo um propósito de ajudar as organizações a desenvolver e impulsionar o conhecimento. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem ativa, que visa a autonomia dos colaboradores, com uma experiência guiada para resultados.

Além disso, a gestão do tempo e a gestão do conhecimento são facilitadas pelo uso da tecnologia, com recursos de inteligência artificial, algoritmos precisos e análise de Big Data, utilizando o Learning Analytics. Na prática, significa que os gestores podem acessar relatórios atualizados em tempo real, com todos os resultados do programa de treinamento.

A LXP da Keeps fornece dados personalizados, com desempenho e performance dos colaboradores, tanto individual quanto por curso. A ferramenta gera gráficos que facilitam a compreensão e apresentação dos resultados, além de disponibilizar uma base sólida de dados que sirvam de parâmetro também para mensurar o ROI de treinamento.

Visite a nossa página e conheça as nossas plataformas: KonquestGameUp e SmartZap.

Na Keeps, a sua empresa sempre encontra um jeito simples de capacitar.

Perguntas frequentes sobre Inovação Organizacional:

O que é Inovação Organizacional?

Segundo o Manual de Oslo, Inovação Organizacional é “uma implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

Quais são os tipos de Inovação Organizacional?

Os principais tipos de Inovação Organizacional são:

Processos:
esse tipo de inovação está voltado ao aprimoramento das produções da empresa, entregando mais celeridade, eficácia, menor custo etc.
Produtos: desenvolver novos produtos e melhorar os produtos existentes, de modo que os clientes percebam a valorização das suas escolhas.
Serviços: quanto melhores forem os serviços e quanto mais as inovações agregarem de modo positivo, facilitador e surpreendente para os clientes, melhor será para a empresa.
Modelo de negócio: aprimorar as ofertas de produtos/serviços, o atendimento aos consumidores e demais métodos de comunicação interno e externo é uma tendências da inovação empresarial.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
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