O conceito de blended learning, ampliando a compreensão de educação híbrida, vem se mostrando uma tendência cada vez mais forte nas organizações que investem em Universidades Corporativas. Mais do que modelos à distância ou salas de aula invertidas, esse modelo vêm proporcionando uma mudança na forma como as pessoas aprendem e se relacionam com a própria jornada de ensino. No Brasil, até pouco tempo atrás, as modalidades de ensino eram restritas a dois polos distintos: presencial e ensino a distância (EAD).
Todavia, atualmente, muitas empresas e instituições de ensino têm implementado um modelo alternativo de capacitação, com auxílio da tecnologia: o blended learning, ou ensino híbrido. Com o desenvolvimento tecnológico e o acesso à internet, o blended learning está cada vez mais se tornando uma realidade na Educação Corporativa. Com ele, por exemplo, é possível educar e capacitar pessoas de um jeito mais acessível e flexível a todos, com auxílio da tecnologia. Portanto, o objetivo deste post é introduzir você, leitor, a esse novo universo do ensino híbrido. Aqui explicaremos o conceito desta modalidade, como ela funciona, como pode ser implementada e quais benefícios ela traz para a instituição e para as pessoas.
O que é blended learning?
O blended learning é um modelo educacional que surgiu a partir do desenvolvimento tecnológico e da necessidade de conciliar o ensino com diferentes rotinas.
Assim, o ensino híbrido, nada mais é, do que uma modalidade de aprendizagem com momentos presenciais e outros a distância.
Neste contexto, as empresas e instituições de ensino que implementam o blended learning como modelo de Educação, possibilitam uma maior autonomia dos colaboradores.
Com ajuda da tecnologia e das metodologias ativas de aprendizagem.
Assim, as pessoas possuem mais liberdade na sua jornada de aprendizagem e flexibilidade na sua rotina de estudo e capacitação.
Dessa forma, alguns encontros ocorrem presencialmente e outros conteúdos, atividades e encontros são realizados de forma online, em plataformas de aprendizagem.
Qual é o significado de blended learning?
Ao falar sobre o blended learning é praticamente impossível não mencionar a aprendizagem síncrona e assíncrona.
A aprendizagem síncrona refere-se a todo conteúdo que depende da presença física do aluno e do professor em um mesmo ambiente ou da sincronia nos acessos.
O que significa que todos os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo para que essa proposta de aprendizado realmente funcione — seja aula, chat, transmissão ao vivo, entre outros.
Sendo assim, a principal vantagem desse modo é que, como os estudantes estão atuando de maneira coletiva, eles podem dar início a uma discussão em grupo, gerando, assim, uma importante troca de conhecimentos e informações em tempo real.
Independentemente de o debate ser realizado em um ambiente virtual ou presencial, esse método envolve a presença de um mentor ou instrutor disponível junto às equipes.
Por isso, ele é bastante adotado em situações que exigem solução de problemas, trabalho em grupo, interação face a face e comentários de um especialista sobre determinado assunto.
O modo assíncrono, por sua vez, não exige essa simultaneidade entre os acessos — embora os materiais também sejam disponibilizados em um ambiente virtual.
Neste caso, a diferença é que o estudante pode acessá-los em seu próprio tempo e velocidade, sem a necessidade de que o professor também esteja conectado no mesmo momento.
Sendo assim, além da flexibilidade que o aluno dispõe de estudar quando e onde quiser, o modo confere mais tempo para que os estudantes analisem o conteúdo recebido.
Dessa forma, eles não se sentem pressionados a formular questões quando não estão, digamos, muito inspirados.
Portanto, o método assíncrono é considerado ainda mais eficaz quando a prática é a chave do aprendizado dos conteúdos, quando os materiais precisam ser atualizados constantemente ou no caso de os participantes estarem distantes geograficamente.
Como funciona o blended learning?
Como vimos, o blended learning está sendo cada vez mais implementado nas empresas e instituições de ensino. Isso vem mudando a perspectiva de muitos gestores, sobretudo durante a pandemia, onde os modelos de trabalho híbrido e de ensino foram totalmente reestruturados.
Nesse sentido, o B-learning, surge como uma alternativa de transformação do modelo de educação tradicional, para uma educação inovadora e tecnológica.
Assim, há duas abordagens principais de funcionamento: o foco presencial e o foco no e-learning.
O foco presencial tem como objetivo a transmissão de conteúdos e informações de forma presencial, através de cursos, treinamentos, palestras, debates, entre outros.
Já no e-learning, existe uma disposição diferente dos formatos de conteúdo e dos modelos de transmissão do conhecimento.
Aqui, todos os conteúdos e atividades são realizados de forma online, com auxílio das plataformas de aprendizagem.
Dessa maneira, é possível também no e-learning, que haja cursos complementares, atividades interativas, fóruns de discussão, ou até mesmo encontros síncronos, a depender das necessidades de cada instituição.
Ainda vale lembrar que, tanto no presencial como no e-learning, as bases do blended learning são o uso da tecnologia na Educação e as metodologias ativas de aprendizagem.
Como implementar o blended learning?
Esta nova realidade veio para ficar e hoje está crescendo cada dia mais, sendo implementada em diversos ambientes educacionais.
Para isso é necessário investimento e pessoas capacitadas à desenvolver os conteúdos e fazer a gestão do conhecimento nas plataformas de ensino.
Por fim, é claro, são necessárias plataformas de aprendizagem, como a LXP, que possibilitem o acesso ao conhecimento de maneira simples e intuitiva, promovendo a autonomia das pessoas ao percorrerem suas próprias trilhas de aprendizagem.
O uso de plataformas educacionais digitais é essencial para manter o relacionamento entre instituições de ensino e empresas, com estudantes e colaboradores.
Pois, são esses ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) que irão permitir o acesso aos conteúdos, a interatividade na plataforma, a interação com outras pessoas e muito mais.
No modelo Blended Learning, a atualização contínua das plataformas e das metodologias de ensino permite às Organizações fazer uma boa gestão de pessoas e do conhecimento.
Tudo com base numa avaliação 360, de tudo que envolve os resultados de aprendizagem.
O resultado são cursos e programas de treinamento altamente personalizados, com conteúdos engajadores e adequados para o sistema híbrido de Educação Corporativa.
Ou seja: no blended learning é muito comum que o digital forneça os conteúdos, as motivações, as provocações, as referências, os gatilhos, dentre outros elementos, a serem utilizados como base dos encontros e atividades presenciais.
Qual é a diferença entre blended learning e a modalidade semipresencial?
Não existem muitas diferenças entre a metodologia blended learning e o ensino semipresencial.
Porém, saiba que é muito comum que você encontre as duas nomenclaturas como sinônimas em uma pesquisa rápida no Google.
Mas, uma diferença que pode ser facilmente percebida e que deve ser considerada é que o termo “semipresencial” está mais ligado à modalidade de ensino do Ensino Superior.
O termo “blended learning” é usado para se referir ao ensino híbrido (on-line e off-line) em diferentes contextos, como na educação corporativa e escolar, por exemplo.
Portanto, essa característica permite dizer que “blended learning” é uma metodologia mais variada e personalizável quando comparada à modalidade de ensino presencial.
Em outras palavras, o blended learning está presente em mais contextos educacionais, por isso, passa por mais mudanças de acordo com as demandas dos alunos.
Como utilizar o ensino híbrido em treinamentos corporativos?
Com a carga horária extensa e a rotina das pessoas, vem a dificuldade de relacionar as atividades com os treinamentos em muitas empresas.
Nesse sentido, o blended learning é uma opção organizacional muito viável na resolução de problemas educacionais e de treinamento.
O ensino híbrido permite extrair o que há de melhor nos dois mundos: presencial e digital.
Dessa forma, as organizações conseguem, numa mesma fórmula, reduzir o custo e o tempo de cursos e treinamentos, facilitando e flexibilizando o acesso aos conteúdos nos ambientes de aprendizagem.
Por fim, do ponto de vista das lideranças, o uso da tecnologia e de soluções educacionais possibilita também ajuda na avaliação dos treinamentos e na tomada de decisão.
Algumas plataformas de aprendizagem, inclusive, já possuem recursos disponíveis, como o Learning Analytics, baseados em Inteligência Artificial e voltados para a Ciência de Dados.
A soma dessas possibilidades oferece resultados mensuráveis, que permitem a sua empresa finalmente desvendar e avaliar o ROI de T&D.
Conclusão
Para concluir, saiba que não existe uma melhor maneira ou uma “fórmula” para se criar um ambiente para o blended learning, sendo assim, a maneira correta é aquela que o professor e o aluno se adaptarão melhor.
Neste caso, a instituição/organização deve buscar alguém que traga segurança para o ensino, ou seja, um fornecedor que leve ao grupo, toda essa segurança para a instituição, fará com que todos os seus participantes se adaptem muito melhor ao blended learning.
Afinal de contas, os alunos precisam buscar informações, passando de uma postura passiva de receptores de informações para desenvolver um novo papel de aprendizes, que os remetam uma postura mais crítica e atuante.
Com isso, eles terão maiores oportunidades de esclarecer dúvidas e aprofundamentos de conteúdos com uma maior participação e interação através do blended learning.
Além disso, investir em plataformas especializadas em treinamentos blended leraning como a da Keeps, que mencionamos acima, também pode fazer toda a diferença no processo de aprendizagem e assim, garantir resultados promissores.
Por fim, saiba que essa tendência desconstrói os conceitos fixos que diferenciam aulas presenciais das virtuais, pois unifica a percepção de educação e do aprendizado, independente do meio que será transmitido.
Conheça as soluções de ensino da Keeps!
As plataformas LXP da Keeps são soluções que oferecem facilidade na autoria de cursos e autonomia na experiência de aprendizagem: um modelo perfeito para o Blended Learning.
Em casa, os colaboradores conseguem acessar, consumir e compartilhar o conhecimento. Seja realizando as atividades ou interagindo sobre elas nos fóruns de discussão, por exemplo.
Já no trabalho, ou nas instituições, estes locais podem providenciar acesso, ou até mesmo, estimular que as pessoas levem os seus próprios dispositivos (BYOD) para os ambientes presenciais de treinamento.
Dessa forma, todos possuem acesso simultâneo às plataformas de aprendizagem, para complementar ou auxiliar uma atividade realizada presencialmente.
A soma desses fatores oferece uma excelente combinação, para um formato Blended Learning de ensino:
- Simplicidade.
- Praticidade
- Eficiência no uso da ferramenta.
Conheça o Konquest, o GameUp e o SmartZap, para entender como integrar os seus treinamentos e adaptá-los à rotina dos colaboradores de maneira simples, eficiente e engajadora.
Seja através de jogos interativos, pílulas do conhecimento, cursos completos ou minicursos pelo WhatsApp, a tecnologia e os modelos híbridos vieram para ficar!
Faça um teste grátis da LXP da Keeps e venha fazer parte desse time!
Perguntas frequentes sobre Blended Learning:
Blended Learning, ou aprendizagem híbrida, ocorre quando o ensino presencial e o ensino à distância são utilizados dentro de um mesmo método. Geralmente, no Blended Learning os conteúdos são entregues através de uma plataforma EAD e, no momento oportuno seguinte, esse mesmo conteúdo é debatido presencialmente numa sala de aula.
Para ser capaz de aplicar o Blended Learning na sua empresa, é necessário o seguinte:
1. Investimento e pessoas capacitadas à desenvolver os conteúdos e fazer a gestão do conhecimento nas plataformas de ensino.
2. Plataformas de aprendizagem, como a LXP, que possibilitem o acesso ao conhecimento de maneira simples e intuitiva, promovendo a autonomia das pessoas ao percorrerem suas próprias trilhas de aprendizagem.